Páginas

Postagens populares

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PASTEL DE FEIJÃO

O pastel de feijão é um doce típico de Portugal, confeccionado em Torres Vedras desde os finais do século XIX. Embora a receita varie um pouco consoante o fabricante, tem como ingredientes base a amêndoa e o feijão branco cozido.


UM POUCO DE HISTÓRIA

D. Joaquina Rodrigues, habitante de Torres Vedras no final do século XIX, é a autora original desta receita, que confeccionava somente para pessoas dentro do seu círculo privado. O modo de confecção é posteriormente passado a conhecidos e familiares, como D. Maria, a primeira pessoa a comercializar os pastéis, e Maria Adelaide Rodrigues da Silva (Mazinha). Álvaro de Fontes Simões, casado com Mazinha, explora comercialmente o fabrico dos pastéis, que rapidamente alcançam sucesso além das fronteiras da vila. Nesta altura são confeccionadas algumas dúzias de pastéis por dia.
Já em meados do século XX são abertas duas fábricas, a "Coroa" e a "Brazão", por Virgílio Simões e D. Virgília Simões, respectivamente (ambos filhos de Álvaro Simões). O tempo de produção é reduzido consideravelmente pela introdução de máquinas de moer amêndoa e fornos eléctricos.

Um comentário:

Diana disse...

Olá!! Feliz Ano Novo!! Paz, saúde e fé!!

Interessante, já comi vários docinhos portugueses, mas com recheio de feijão ainda não!! No entanto, já degustei doces japoneses com este recheio... mas não gosto muito de doce com salgado misturado!!Contudo, este doce postado tem um aspecto maravilhoso, crestadinho, como os doces portugueses costumam ser!!Sucessos, bjs.Dy

visite-me em : http://degustarleresonhar.blogspot.com