Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O QUE HÁ DE ERRADO COM AS DIETAS?

Todo o mundo gostaria que existisse uma fórmula mágica, infalivel para uma dieta e muitos foram os que tentaram de tudo para inventar uma. Entao apareceram as dietas radicais, restritivas, promessas de alimentos que "queimam gordura". Por exemplo, que o vinagre ou suco de limao derrete a gordura, mas acreditem, nenhum alimento promove esse milagre, exercícios queimam gordura e nao alimentos. Dietas de restriçao de açucar, excluindo portanto todos os carboidratos. Muitas outras permitem o consumo elevado de proteina e gordura, esquecendo-se que os carboidratos estimulam a produçao de serotonina, sei que parece um palavrao mas é um neurotransmissor importante pois ele regula o humor e do apetite, por isso nao admira que quem faz esta dieta se sinta triste, deprimida ou ate irritada. Sem falar que o consumo elevado de alimentos de origem animal aumenta o risco de cardiopatias. Outras exigem proporçoes predeterminadas sem exceçoes por que motivo seja, falo de humor, grau de fome ou outra circunstancia. Isto sem falar nos mil e um produtos para emagrecer que enchem as prateleiras das nossas farmácias.
Mas entao?
Que ha de errado com as "dietas"?
Ora bem, em primeiro lugar, me desculpem mas pessalmente gosto cada vez menos dessa palavra "dieta". Prefiro, no caso de pessoas saudáveis usar a palavra reeducaçao alimentar ou no caso de alguma necessaria restriçao alimentar devido a patologia usar a expressao, adequaçao alimentar.
Mas entao, estava falando que a alimentaçao deve conter quantidades suficientes de proteinas, carboidratos, gorduras, vitaminas, e sais minerais, para uma boa saude. Que reduza riscos de doenças relacionadas a alimentaçao.
Assim antes que voce "adopte", uma qualquer "dieta", voce nao pode parar de comer nem restringir completamente qualquer grupo alimentar.Para se ter uma alimentação equilibrada, existe um modo simples e prático de escolher o que se come. Essa forma é seguindo as orientações da pirâmide alimentar, que organiza de uma forma graficamente simples a quantidade no qual os grupos de alimentos devem ser ingeridos diariamente.

Nenhum comentário: