Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Açaí - potencial energético da Amazônia

Açaí (Euterpe precatoria)
Um ditado bastante popular no norte diz que “quem foi ao Pará parou, tomou açaí, ficou”. Em língua tupi, açaí quer dizer fruta ácida.
O açaí é fruto de uma palmeira que ocorre em várias regiões da Amazônia, que chega a alcançar 30 metros de altura, faz parte da paisagem amazônica e dos hábitos nortistas. Frutifica praticamente o ano inteiro e dela tudo se aproveita. Os troncos dão palmitos, as palhas servem para cobertura de casas e dos frutinhos, do tamanho de cerejas, se extrai um caldo arroxeado, que chegou a despertar a curiosidade de botânicos e especialistas que andaram pela região.vem sendo alavancada devido ao seu delicioso sabor e altíssimo potencial energético cientificamente comprovado. Estas características já conhecidas pela população local, também vêm ganhando espaço nos grandes centros nacionais, causando um aumento significativo na procura pelo produto.

Comparando a composição química de polpa do açaí com leite bovino cru, o Açaí contêm:
Valor energético 04 vezes maior;
Lipídios 03 vezes mais;
Carboidratos 07 vezes mais;
Ferro 118 vezes mais;
Vitamina B1 09 vezes mais;
Vitamina C 08 vezes mais;
Teor de proteína e cálcio equivalente;
Possuindo ainda a metade de fósforo;
E ainda, combate o colesterol e os radicais livres.

As utilidades tradicionais da planta vão desde do tradicional "vinho do açaí", até cremes, sucos, sorvetes, picolés, licores, mingau (com farinha de tapioca, peixes, banana etc). O caroço pode ser usado para produzir artesanato e adubo orgânico de excelente qualidade. O cacho serve para fazer vassoura e adubo orgânico, e quando queimado produz uma fumaça que é utilizada como repelente de insetos como o carapanã e maruim. O palmito é bastante empregado no preparo de saladas, recheios e cremes e serve também como alimento para os animais. As raízes combatem a hemorragia e verminoses.

Nenhum comentário: