Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ÁGUA FONTE DE VIDA






QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA ?
Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água. Ela é um componente fundamental do sangue, da linfa, das secreções do corpo, das células e do líquido situado entre estas e é fundamental para o normal funcionamento do organismo, participando um muitas funções vitais. Morremos mais rapidamente de sede do que de fome. A água transporta os nutrientes ingeridos nos alimentos, tais como as vitaminas, os minerais, hidratos de carbono, etc.
Diariamente perdemos cerca de 2,5 litros de água pela urina, transpiração, fezes e respiração e se esta quantidade não for reposta, o organismo entra em processo de desidratação que pode comprometer seriamente o seu bom funcionamento. Assim recomenda-se a ingestão mínima de 1,5 l de água por dia a ser ingerida preferencialmente fora das refeições, de modo a não dificultar o processo de digestão.

O QUE QUER DIZER A SEDE ?
Mas muitas pessoas dizem não ter sede, esquecem-se de beber água e chegam mesmo a pensar, erradamente, que não necessitam de água. É importante não se esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo.
Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água. Pequenas perdas de água não repostas, podem prejudicar o desempenho, diminuir a capacidade de trabalho, aumentar a temperatura do corpo e o número de batimentos cardíacos e grandes perdas não repostas podem levar a pessoa à exaustão, provocando cãibras musculares, desidratação, alucinações e até mesmo a morte.

ÁGUA AJUDA NA ELIMINAÇÃO E DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO
Os restos resultantes da digestão e absorção dos alimentos formam a maior parte das fezes. A água é fundamental para dar consistência às fezes e favorecer a sua eliminação. A ingestão insuficiente de água origina muitas vezes fezes secas e duras, difíceis de expulsar, podendo conduzir à obstipação. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue, canalizando para a urina as toxinas e os resíduos resultantes do metabolismo orgânico para serem eliminados. Se bebermos pouca água, o rim fica sobrecarregado sendo muito mais difícil a realização deste trabalho. O prolongar desta situação pode originar perturbações renais sérias.

SABIA QUE A ÁGUA INTERFERE COM A PELE ?
Uma pele desidratada fica áspera, envelhece mais rapidamente, aparecendo mais cedo as indesejáveis rugas. A ingestão de água é fundamental para a manutenção de uma pele hidratada e evitar o seu envelhecimento precoce.

E QUANTO AO CABELO ?
A água é a principal responsável pela saúde e pelo brilho dos cabelos. Quando a ingestão de água é escassa, o cabelo desidrata, tende a ficar quebradiço e a cair.

È VERDADE QUE A ÁGUA AJUDA NO EMAGRECIMENTO ?
Sim, quem pretende perder peso deve beber bastante água ao longo do dia. Tendo em conta que a água também é ingerida quando comemos alimentos, e que muitos regimes de emagrecimento implicam uma diminuição da quantidade de alimentos, torna-se necessário beber mais água. Além disso, a água não possui calorias nem gordura, aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite.

E NA CELULITE ?
Um dos factores relacionados com o aparecimento de celulite é a acumulação de toxinas no corpo. A ingestão de água é fundamental para a eliminação das toxinas, ajudando assim a prevenir e a combater a celulite.

SOS CÉREBRO
Cerca de 85% do cérebro é água. Se esta percentagem diminuir em 2%, as capacidades físicas e intelectuais diminuem em cerca de 20%.

DEVEMOS TER CUIDADO COM AS CRIANÇAS
É comum as mamães não oferecerem água para seus filhos, ignorando a importância da sua hidratação diária. Lembrando que a criança ao nascer é constituída de aproximadamente 79% de água, de 70 a 75% nas primeiras semanas de vida e, no primeiro ano de vida, atinge de 60 a 65%.
Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação. Como o estômago e intestino do bebê até os seis meses de vida ainda estão imaturos, mesmo uma “inocente” água pode provocar diarréia e vômitos, aumentando as chances de desidratação. Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mamãe.
Mas para os bebês alimentados com fórmulas ou que já passaram dos seis meses e que estão se alimentando de outros alimentos, a oferta de água é extremamente necessária para hidratá-los. Ofereça água quando a criança estiver acordada. Deve-se aumentar a oferta de líquidos nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao stress por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Como têm também uma menor capacidade de suar que os adultos, têm assim menos capacidade de dissipar o calor do corpo.
Importante lembrar que crianças que realizam atividade física merecem maior atenção, especialmente em temperaturas quentes. Ofereça água constantemente, pois os pequenos são menos sujeitos a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de beber água mesmo quando o corpo precisa.
A água se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo.
A boa hidratação da criança previne a prisão de ventre, pois a água melhora o trânsito intestinal e umidifica as fezes.
Caso a criança perca muita água através de transpiração excessiva ou pelo trato gastrointestinal, como febre, diarréia ou vômito, consulte um pediatra e verifique a necessidade de se aumentar a ingestão de água para garantir a perfeita hidratação do seu filho.
As mamães nunca devem esquecer que seus filhos necessitam repor líquidos mais cedo e com maior freqüência e que eles não tomam instintivamente a quantidade suficiente de líquidos para repor a água perdida.

Portanto, é fundamental ensinar as crianças a substituir os refrigerantes e as bebidas açucaradas por água, explicando-lhes que assim podem evitar alguns problemas de saúde.

IMPORTANTE PARA AS GRÁVIDAS
A ingestão adequada de água durante a gravidez é imprescindível para o bom desenvolvimento do bebé e para a manutenção da saúde da mãe. A água ajuda a evitar algumas perturbações que, com alguma frequência, surgem na gravidez, tais como a obstipação e as infecções urinárias.

NÃO ESQUECER DO IDOSOS
Existe a tendência para as pessoas a partir dos 60 anos de idade começarem a beber menos água. Por um lado, a sensação de sede tende a diminuir com a idade. Por outro, alguns problemas de saúde mais comuns nesta idade, como a incontinência urinária, levam a uma diminuição na ingestão de água.