Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ÁGUA: SIMPLESMENTE INDISPENSÁVEL


Sabiam meus amigos que a água é essencial para a vida?

Podemos viver semanas sem comida, porém somente sobreviver alguns dias sem água. Apesar disso a maioria de nós esquece de a beber, não é verdade?
O nosso corpo não pode armazenar água, por essa razão há necessidade de se ingerir cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia para poder compensar as perdas e manter saudáveis todas as funções corporais, mas estudos mostram que a ingestão de água deve ser independente da sede, deve ser constante e rigorosa. O estômago pode conter apenas 12ml por kg, hora, assim não adianta deixar para tomar tudo de uma só vez, 1 copo de 200 ml de água por hora em que se estiver acordado.
pois cerca de 70% do corporal adulto é constituído de água.
A água pura é isenta de calorias mas é o meio mais perfeito para satisfazer a nossa necessidade de líquidos, não contém açúcar, cafeína ou outros aditivos pouco saudáveis. Contudo nesta nossa vida moderna apareceram outras formas menos simples de água e assim devo fazer notar que apesar de a água gaseificada e aromatizada serem excelentes, cuidado com a água “enriquecida”, esta pode conter calorias desnecessárias. Assim devem verificar os rótulos das águas engarrafadas se pretende controlar a ingestão de sódio, pois algumas marcas podem conter níveis elevados deste mineral.
Do ponto de vista nutricional, a água jamais poderá substituir o arroz e o feijão, contudo ela é extremamente eficaz na sua importante missão de transportar micronutrientes para dentro do nosso organismo. A água na dose certa faz tudo passar a funcionar melhor no nosso corpo. É um hidratante natural da pele e ao mesmo tempo mantendo o corpo hidratado reduz os fatores que causam a celulite, ajuda no trabalho dos rins. Melhora o aspeto dos cabelos e couro cabeludo, melhora a concentração. Evita o ressecamento dos olhos e tecidos das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, tornando-se mais propensos a inflamações e infecções como as conjuntivites, sinusites, bronquites, pneumonias. Estimula o bom funcionamento dos intestinos. Nunca é demais lembrar que os líquidos são essenciais para que as fibras alimentares não fiquem paradas no intestino, expulsando as fezes e tornando-as pastosas. Uma dieta pobre em líquidos facilita o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce.
Ora pois....adquirir o hábito de ter uma garrafinha de água sempre por perto os ajudará a beber mais líquidos.