Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CUIDADO COM OS ALIMENTOS

Queridos leitores quando hoje em dia tanto se fala sobre doenças, é importante lembrar que os alimentos podem ser grandes fontes de contaminação quando as práticas de higiene são deixadas de lado. Desta forma, realizando as nossas refeições tanto em casa quanto fora, nos encontramos sempre em perigo!!
Alguns microrganismos são encontrados nos alimentos desde a sua obtenção na agricultura ou na pecuária, mas também podem ser contaminados por manipulação incorreta, distribuição inadequados, armazenamento e/ou no seu preparo. A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos é considerado um problema grave, podendo estar o problema tanto na falta de asseio do manipulador como na maneira de higienizar ou armazenar os alimentos, sendo esta uma das causa mais comuns das toxi-infecções alimentares.
Na verdade os cuidados devem começar no momento da compra. Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas, sofrendo as ações do tempo, da manipulação tanto do feirante quanto dos fregueses, exposição à saliva e insetos. Quanto às carnes ou peixes, estes deterioram-se com maior facilidade quando expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra é a verificação do estado geral do que será adquirido, ao existirem sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não se deve consumir. Os locais de armazenamento devem estar sempre limpos e mantidos hieginizados. No momento da manipulação não pode se esquecer que a higiene dos alimentos começa com a própria higiene do manipulador. Lavagem de mãos deve ser o primeiro procedimento, sendo importante não manipular os alimentos quando estiver com ferimentos nas mãos ou alguma doença infecto-contagiosa. Se tiver que manipular nestas condições deverá utilizar luvas e máscara, e nunca se esqueçam, observar cuidadosamente os prazos de validade dos produtos.
É muito importante ter vários cuidados para retardar ou inibir as contaminações microbianas e a deterioração dos produtos, prevenindo, assim, contra intoxicação e infecção de origem alimentar, entre eles higienizar bem os alimentos. Existem então, alguns procedimentos, para se obter um alimento mais seguro e livre de germes, larvas e sujeiras:
Alguns cuidados para alimentos para serem consumidos crus:
1. Lave bem as frutas e hortaliças em água corrente.
2. Deixe de molho por 15 minutos em solução de água + água sanitária na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água. IMPORTANTE : Nunca utilize água sanitária com perfume.
3. Escorra.
4. Deixe de molho por 10 minutos em solução de água + vinagre na proporção de 2 colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água.
5. Lave de novo em agua corrente e quando falo em lavar, é lavar mesmo. Esfregue suavemente com as pontas dos dedos toda a superfície. para garantir a eliminação de microorganismos.
5. Escorra a água e pronto!
No caso dos alimentos que serão cozidos :
1. Lave bem as frutas e hortaliças em água corrente.
2. Deixe de molho por 10 minutos em solução de água + vinagre na proporção de 2 colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água.
3. Escorra a água e está pronto para o preparo .

Algumas outras dicas para que possam cuidarem melhor de seus alimentos:
No mercado veja sempre a data de fabricação e a validade dos alimentos, isso permite estimar o tempo de vida do alimento;
. Evite latas aparentemente danificadas (estufadas, amassadas, com furos ou enferrujadas);
. Lave bem latas e embalagens de conservados quando chegarem do mercado e antes de as abrir. Lembre-se que deve higienizar todos os tipos de embalagens, mesmo os “copinhos” de iogurte precisam ser lavados antes de serem consumidos;
. Mantenha os alimentos protegidos de insetos e roedores;
. Cozinhe bem as carnes antes de consumi-las;
. Use água filtrada ou fervida;
. Cigarros, barba, cabelos soltos, anéis e outros adereços pessoais não combinam com a cozinha, um lugar onde a higiene deve ser total!
. Não acumule cascas ou resíduos sobre a pia a fim de evitar a presença de moscas e proliferação de microorganismos;
. Lave bem e sempre as mãos antes de tocar nos alimentos, tanto no preparo quanto para o consumo;
. Lave todos os utensílio com sabão ou detergente em água corrente, seque e guarde-os em local fechado;
. Evite utensílios que não estejam em boas condições (copos lascados, facas enferrujadas, etc.);
. Limpe regularmente o fogão, geladeira e armários;
. A lata de lixo deve estar sempre fechada, bem como ser lavada frequentemente;
. Não prepare os alimentos muito tempo antes do consumo, pois eles ficarão expostos à ação de seres prejudiciais à sua saúde;
. Quanto tiver necessidade de reutilizar alguns alimentos ou de consumir em um tempo mais longo após a preparação, reaqueça bem os alimentos previamente cozidos, para que os microorganismos existentes possam ser destruidos.