Páginas

Postagens populares

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PEIXE, UMA ÓTIMA ESCOLHA !

A utilização do peixe na alimentação do homem perde-se na memória dos tempos. Hoje, é um alimento indispensável para uma alimentação correcta e equilibrada, visto ser rico em proteínas, vitaminas e sais minerais e, de um modo geral, pobre em gorduras.
O que muita gente não sabe é que o peixe, quando mal escolhido e ou mal acondicionado, pode trazer danos à saúde. Por esse motivo, é muito importante conhecer a procedência do produto e tomar diversos cuidados na hora de escolher o peixe. Deve então ter em atenção alguns aspectos.
A menos que o peixe ainda esteja realmente vivo, ao comprá-lo, é importante observar alguns detalhes que indicam seu estado de conservação.
De uma forma geral, o aspecto externo de um peixe fresco deve ser muito semelhante ao do peixe vivo. Aí estão algumas dicas importantes:
· O corpo do peixe deve estar firme e resistente com o ventre normal, nem murcho nem inchado.
· A rigidez cadavérica é um excelente indício de que o peixe morreu há pouco tempo, porém deve se observar se a rigidez não é devido a um congelamento anterior; na rigidez cadavérica consegue-se dobrar o peixe após algumas tentativas, no peixe congelado isso não é possível.
· O olho do peixe deve estar brilhante com a pupila escura e a íris branca ou amarelada, olhos esbugalhados e turvos indicam deterioração.
· As brânquias ou guelras devem estar vermelhas ou rosadas e úmidas, a coloração pálida e o aspecto viscoso indicam deterioração.
· O peixe deve apresentar um cheiro normal de maresia, enquanto que o cheiro ácido ou azedo indica normalmente o início do processo de deterioração.
Mas é preciso dizer que também o peixe congelado é uma opção acertada se tiver sido congelado em boas condições. Neste caso deve ter em conta que a embalagem deve estar hermeticamente fechada, para não haver contaminações e não deve conter por dentro gelo solto. Ao escolhê-lo, evite o que estiver demasiado vidrado e certifique-se de que o compartimento está, no mínimo, a -18º C.
Outra opção são os peixes enlatados. Neste caso caros leitores, deverão ter em atenção que como todos os enlatados sejam eles quais forem contem uma quantidade de substâncias conservantes, estabilizantes, antioxidantes (necessários à conservação a longo prazo), sal, entre muitos outros (deve por isso ler-se sempre o rótulo), que podem ser prejudiciais à saúde quando a sua ingestão é abundante e sistemática. Como boa opção é a sardinha em lata, porque se pode comer a espinha que é um “concentrado” de cálcio, sempre em atenção com a quantidade de gorduras e sal.