Páginas

Postagens populares

domingo, 16 de agosto de 2009

ORGÁNICOS ? MAS PORQUÊ ?

Já devem ter reparado, que cada vez mais aparecem nas bancas dos mercados, uns tais, produtos orgânicos. Será que devemos dar preferência ao consumo destes alimentos? Ou será que é só mais uma nova moda?
Lembram-se como os alimentos antigamente pareciam mais saborosos e até mais cheirosos ? Pois com os produtos orgânicos isso volta a acontecer.
Com os solos balanceados e fertilizados com adubos naturais, os alimentos ficam mais nutritivos. A comida fica também mais saborosa, conservando suas propriedades naturais como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Hoje em dia no Brasil, vários dos pesticidas utilizados estão proibidos em muitos países, em razão de consequências provocadas à saúde, tais como o câncer, as alergias e a asma. Entretanto, os alimentos de origem animal estão sendo contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que são aplicados na pecuária convencional, quer o animal esteja doente ou não !
Ao comprar produtos orgânicos, apesar de não sentirem ou terem consciência exata da sua ação benéfica para o meio ambiente, estão adquirindo um conjunto de dois produtos. Os alimentos em si e um produto ambiental, estou falando desta vez na proteção e regeneração do meio ambiente. É importante lembrar que quando são utilizados agrotóxicos acontece a contaminação nas fontes de água potável. Cuidando desse recurso natural, garante-se o consumo de água pura para o futuro.
Mas estes produtos são mais caros, podem alguns dizer !


O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional. Estaremos na verdade reduzindo indiretamente nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental. É importante lembrar que as crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. “Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer”, diz um relatório recente do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental).

Assim a agricultura orgânica, além de tudo, tem a grande tarefa de legar às futuras gerações um planeta reconstruído.