Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Combater a TPM com alimentação adequada



Tensão!


Não há palavra melhor que defina “aquele” período que quase todas as mulheres enfrentam mensalmente. A desordem disfórica pré-menstrual, carinhosamente chamada de TPM, que atinge aproximadamente 75% das mulheres, na maioria dos casos, pode transformar o período que antecede à menstruação em um verdadeiro suplício feminino.
Além dos mais de 150 sintomas, a TPM também pode interferir negativamente no comportamento feminino, afetando os relacionamentos pessoais, afetivos e profissionais. Em alguns casos, a interferência no humor é tão severa que pode ser relacionada a altas taxas de suicídio, faltas ao trabalho ou às aulas e, até mesmo, a crimes envolvendo mulheres. Mas o que fazer para amenizar esses sintomas?
A alimentação correta pode ajudar a amenizar alguns sintomas, pois grande parte dos sintomas da TPM tem alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, ou que estão sendo ingeridos em excesso ou escassez. Por exemplo a baixa de cálcio e vitaminas B6 no organismo, dez dias antes da menstruação, pode causar nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período. Para suavizar esses sintomas, o cálcio pode ser encontrado no salmão, vegetais verdes folhosos, leite, iogurte, queijo, sorvete, sempre optando pelas versões desnatadas e menos gordurosas. Já a vitamina B6, está presente nas carnes, banana, batata, grãos integrais, lentilha e levedode cerveja. O açúcar, álcool, alimentos gordurosos, cafeína e o sal devem ser evitados. O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. Já os alimentos gordurosos podem aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne. A cafeína aumentaa tensão e a sensibilidade. O sal contribui para a retenção de líquido, caracterizado por inchaços e sensação de peso.
Para a diminuição da sensação de peso e edemas, é recomendável a ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos como melancia, melão, alcachofra, entre outros. Claro que o ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas no caso de não ser possível, pelo menos consumir de 15 a 10 dias antes da menstruação.
Para as mulheres com a síndrome mais crônica, a alimentação deve ser uma aliada para uma vida mais saudável, mas é indicado que tenhao acompanhamento além do nutricionista com um especialista da área, para indicar o melhor tratamento.