Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

AZEITONAS


As azeitonas são o fruto da árvore conhecida com Oliveira, ou Olea Europaea. “Olea” é a palavra latina para “petróleo”, lembrando o alto teor de gordura das azeitonas, das quais 75% é ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que consegue baixar os níveis de colesterol no sangue. “Europaea” lembra-nos que as azeitonas são nativas da zona mediterrânica da Europa.
As azeitonas não podem ser comidas directamente a partir da árvore, visto ser necessário um tratamento especial para reduzir a sua amargura natural. Estes métodos de tratamento variam de acordo com a zona de cultivo, o sabor desejado, textura ou mesmo a cor a ser obtida. Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, em que se acrescenta sal de cozinha.
As azeitonas são um alimento calórico, contem bastante água e 172 calorias por cada 100g, mas as suas gorduras são de boa qualidade fazendo delas um alimento saudável. Mas no caso de excesso de peso devem ser ingeridas em pouca quantidade. Os seus ácidos gordos monoinsaturados ajudam a controlar o colesterol e dão energia ao nosso organismo. No caso de hipertensão ou excesso de peso a ingestão deve ser moderada.Relativamente aos tipos de gordura que compõem a azeitona estes são ácidos gordos saturados que influenciam positivamente no funcionamento do sistema circulatório. O ácido monoinsaturado oleico, também presente no azeite, que se encontra nas azeitonas é recomendado também em caso de excesso de colesterol e triglicéridos no sangue. Assim, este ácido e as gorduras encontrados neste alimento facilitam o trânsito das vitaminas lipossoluveis presentes noutros alimentos favorecendo assim a sua absorção pelo organismo.
Devemos notar também que o seu conteúdo de fibra é significativo pois chega aos 4% e torna-se fácil de ingerir. No que toca aos minerais há que destacar o ferro e o cobre que favorece a absorção do primeiro.Quanto ao zinco, que tem mais ou menos a quantidade do que na cebola, este é responsável pelo crescimento, o desenvolvimento sexual, cicatrização de feridas e manutenção da pele, cabelo, unhas e membranas mucosas.
A azeitona tem também vitaminas importantes para o organismo com destaque para a Vitamina E que possui um grande poder antioxidante e que por sua vez protege o organismo do envelhecimento celular. Existe também a vitamina A e pequenas quantidades da vitamina B.