Páginas

Postagens populares

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ervas Aromáticas

U m dos segredos da boa mesa, é realçar o sabor dos alimentos numa profusão de perfumes que deliciam as narinas, antes de contemplar o paladar, dando-lhes um toque especial e mágico com suas combinações.


São as grandes responsáveis pela sensação do prazer degustativo. Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou mesmo aquelas que desejam evitar o sal, poem usar e abusar das ervas frescas, secas ou congeladas que temperam substituindo sal, sem esquecer que as ervas aromáticas possuem pouquíssimas calorias.
Contudo, saber dosear o seu uso na cozinha é parte do segredo já que algumas ervas e especiarias de sabor e odor intenso podem alterar as qualidades do alimento.

Alcaparras, Alecrim (ou Rosmaninho), Alho, Cebola, Cebolinho (ou cebolinha), Coentros, Erva-Cidreira (ou Melissa), Erva-doce (ou anis), Estragão, Folhas de louro, Hortelã, Manjericão (ou Alfavaca), Manjerona, Orégãos, Salsa, Salva (ou salvia), Tomilho, RAMO DE CHEIROS. As ervas aromáticas dão um sabor caracteristico aos alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: Manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, os orégãos com queijo e ovos, são apenas alguns exemplos.

Então um puco sobre cada uma delas:

  • Manjericão: muito utilizado em preparações italianas, principalmente em molhos de tomate. Esta erva possui folhas verdes com aroma característico.
  • Manjerona: é uma erva adocicada. Pode ser utilizada em pizzas, assados e molhos. Procure acrescentar esta erva na hora de servir o prato.
  • Hortelã: suas folhas são arredondadas e muito perfumadas. Esta erva pode ser utilizada em sucos, chás, saladas, molhos, bombons, vitaminas e cozidos, entre outras preparações. Aromatizam caldos de peixe e de carne, canjas , sopas, pratos á base de carne de carneiro e borrego, favas, ervilhas, saladas de frutas, sobremesas, geleias e coktails. Sua infusão baixa a febre. É benéfica contra a tosse e rouquidão.. Tem efeitos sedativos.
  • Sálvia: pode ser encontrada fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais, queijos e ovos. Procure não misturar com outras ervas, pois poderá perder o seu aroma.
  • Estragão: com folhas finas, é acrescentado a molhos, frangos, peixes, ovos, etc. Possui sabor acentuado, devendo ser utilizado com moderação.
  • Salsa: existem dois tipos, de folhas lisas e frisadas. As folhas lisas são muito utilizadas para decorar pratos. Porém, ambas podem ser utilizadas em diversas preparações, como molhos, saladas, farofas, cozidos, etc. Estimula o apetite, facilita a digstão e é rica em vitamina A, B e C, tendo também propriedades diuréticas.
  • Coentro: possui odor agradável, é muito utilizado em preparações com alimentos do mar, como peixes, mariscos e camarões. mastigar a semente ou beber sua infusão é um tónico aperitivo, digestivo e até sedativo. Tem propriedades contra flatulência.
  • Louro: é encontrado fresco, seco e em pó. Usado com moderação, é um ótimo tempero para feijões, ensopados, assados e carnes grelhadas.
  • Alecrim: acrescenta-se em carnes, aves, peixes e massas. Suas folhas são de cor verde escura. Favorece a digestão das gorduras.
  • Tomilho: esta erva possui sabor picante, é encontrada fresca, seca ou em pó, pode-se utilizar em carnes, sopas, peixes, queijos e ovos. estimula o sistema imunitário. È um tónico digestivo.
  • Oregáo: Em seco nas saladas de tomate e nas sopas de peixe, massas e pizzas. Em verde, para fazer um licor aperitivo e digestivo. Em infusão combate a tosse, as dores de cabeça de origem nervosa e a irritabilidade, tendo também propriedades digestiveis.