Páginas

Postagens populares

sábado, 21 de fevereiro de 2009

ARROZ E FEIJÃO


Em meu blog, Coisas da Menocas, falei sobre a feijoada Portuguesa que sempre é acompanhada pelo arroz.
Acredito que muitos nem sabiam que em Portugal também se faz feijoada, FAZ SIM SENHOR...EHEHEEH
Pois é, me referi que explicaria o motivo pelo qual a união do arroz e feijão é tão perfeita.
Ora pois... aqui vai a explicação !
Estes dois alimentos são essenciais para nossa saúde, isso porque são fontes ricas de carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. Fiquem sabendo que um prato de arroz e feijão têm quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne!

Como em um casamento feliz, a química aqui é perfeita. Mais do que uma saborosa parceria, o encontro do arroz com o feijão assegura um invejável arranjo de nutrientes. O que falta em um, o outro fornece se completando e unidos, oferecem uma excelente combinação proteica.
Os grãos de arroz contêm metionina e os feijões, lisina. Esses nomes estranhos são pedacinhos de proteína (aminoácidos), que quando estão juntos, são muito mais eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro. Isso é raro de ver entre os vegetais, normalmnete são os alimentos de origem animal, que apresentam esse perfil protéico,

Assim a dica é colocar no prato uma concha de feijão para meia escumadeira de arroz. Pois esta é a proporção precisa, do ponto de vista químico.
A união também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem esquecer que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade.