Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FLOR DE SAL

Nos dias de muito calor se forma à superfície das salinas uma película fina e delicada de cristais de sal.

Esse é o sal mais valioso do mundo, conhecido pelo belo nome de flor do sal.

...é branco, úmido e cristalino, parece ser constítuido por pequenos cristais de sal, no entanto estes são aglomerados de microcristais.

O fenômeno só acontece em dias especialmente bonitos, nas tardes quentes de verão em que brisas suaves tocam levemente a água do mar. A flor do sal é coletada à mão e é seca ao sol. Sua produção é limitadíssima e seu sabor e perfume são inconfundíveis.
Imagine um alimento que é pura poesia. Lembra algo em torno de violeta e o sabor de avelã e iodo. Além disso, contém todos os 84 oligoelementos e micronutrientes encontrados no mar. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ainda é pouco conhecido no Brasil, mas na França é bastante utilizado. A melhor origem de flor do sal do mundo é a Guérande na província Francesa da Bretagne. Um quilo deste sal custa em média R$ 78 e não é à toa que é chamado de ouro branco. Parte do fascínio está no fato de que o sal gourmet é um produto sazonal e acompanha o ritmo das estações. A produção acontece entre março e setembro, no verão quando o clima é favorável e o sal se cristaliza mais rápido pela evaporação, neste caso, a coleta é diária. Por outro lado, nos outros meses torna-se uma "caça ao tesouro". São necessários 80 quilos de sal marinho bruto para produzir 1 quilo de flor de sal. Ao contrário do sal que conhecemos este é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, potássio e cobre. Os cristais de sal são verdadeiramente enriquecidos com elementos minerais.
Assim como bons vinhos se distinguem pelas boas regiões produtoras também há diferentes áreas para a produção do sal, com seus próprios sabores e variados aromas. Os franceses lideram a produção, os portugueses em Algarve e os ingleses fazem o sal Maldon. No Brasil a Companhia das Ervas também está coletando a flor do sal e é considerada de primeira qualidade. Já está disponível em alguns pontos de venda nos sabores: in natura, alecrim, aipo, mix de pimentas, funghi e manjericão. Quanto ao seu uso alguns chefs franceses afirmam que o uso deste sal torna o sabor dos alimentos muito especial. É indicada a sua utilização após a confecção dos alimentos. Deste modo, além de utilizar menos sal, os pequenos cristais da flor de sal, ao serem mastigados, originam uma explosão de sabores nos alimentos. S
ão crocantes, mas logo desaparecem na boca. Realçam o sabor dos alimentos e acrescem a ele o particular gosto de mar e iodo. Os floquinhos preciosos combinam muito bem com saladas de alface e peixes assados. Também se usa na Itália para dar um gosto especial nas "flores de abobrinha fritas". Também pode acompanhar batatas cozidas e assadas ou apenas salpicar sobre o pão com azeite. Eu acredito que para finalizar um prato com carneiro ou mignon deve ficar bem interessante.