Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Páscoa... Chocolate... Hummm... que delícia!

A Páscoa está aí e é difícil resistir às tentações dos chocolates, escancarados aos olhos de seus indefesos apreciadores nas mais variadas formas, tamanhos, sabores, embalagens. Uma das guloseimas mais consumidas no mundo, o chocolate ainda por cima é benéfico à saúde, desde que ingerido com moderação. Estudos garantem que a gostosura protege o coração, abaixa os índices do mau colesterol, estimula o raciocínio, entre outros efeitos. Segundo entendidos no produto, um bom chocolate derrete rapidamente na boca, não precisar ser mastigado e não deixa resíduos de açúcar na língua.

Prazo de validade
Geralmente os fabricantes recomendam consumir o chocolate dentro de um período de 6 meses, para que se obtenha o melhor sabor e aroma do produto. A validade poderá se estender até um ano, conforme a orientação dada no rótulo pelo produtor, mas para que a gordura (que é predominante) não estrague a sua aparência é importante evitar deixar o produto em lugares muito quentes ou abafados.

Quanto e quando consumir ?
O chocolate pode engordar se a ingestão for maior do que o necessário. Não se deve esquecer que este alimento possui alto teor de gordura e açúcar. Evite ingerir quantidade superior a 50 gramas por dia. O chocolate está entre os alimentos não indicados para serem consumidos pouco antes de dormir, assim como o café, entre outros, porque o chocolate em sua composição possui a cafeína, dificultando o sono em pessoas mais sensíveis a isso.


Controle das crianças
O mais coerente é os pais darem o exemplo dentro de casa ou nas lojas, não consumindo ou comprando excessivamente grandes quantidades de ovos ou semelhantes. Se a criança não tiver nenhum impedimento para comer chocolate, os pais devem conversar com ela e negociar a quantidade a ser consumida e em qual momento do dia.

Tipos e misturas
Segundo os produtores de chocolates a diferença é no seu conteúdo: O Branco leva leite em pó, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja; o Amargo, manteiga de cacau, massa de cacau (resultado da trituração das favas), açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea); já no Ao Leite, adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja. A cada acréscimo de outro produto na composição (tipo passas, amêndoas etc.) sempre haverá uma alteração no seu valor nutritivo. Dependerá do produto que está sendo acrescentado. Já a diferença calórica entre os tipos de chocolate é pequena. Em cada 100 gramas, por exemplo, o chocolate branco tem 550 calorias; o chocolate ao leite, 540 calorias; e o chocolate amargo 537 calorias.

Versão Diet
Cuidado, há muito engano neste contexto.
O fato de não levar açúcar não torna o produto menos engordativo, pois para ter uma liga melhor é acrescido de mais gordura, o que pode torná-lo mais calórico. Pelo fato de ser isento de açúcar, os portadores de diabetes poderão consumi-lo, porém em quantidades pequenas, porque a gordura que eles estão ingerindo, ao ser metabolizada no organismo, se transformará em também.