Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Apresento-vos o Chocolate !



Chocolate faz bem à saúde !!!!


Quem diria que um dia iam dizer que o chocolate faz bem à saúde! E não é que disseram?!

Os cientistas garantem que a ingestão de uma pequena quantidade de chocolate puro por dia faz bem à saúde. Eles fizeram uma pesquisa, nos Estados Unidos, e ficou comprovado que comer chocolate sem leite todos os dias ajuda a combater as doenças do coração.

Comer uma pequena quantidade de chocolate por dia diminui os riscos de ataque cardíaco e de derrame. Ele possui um extracto natural - flavonóides - que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos e evita o acumular de colesterol.

Ora o problema de comer chocolate todos os dias é engordar, por isso as pessoas tem que ter cuidado para manter o peso para não correr riscos de obesidade e sofrer com suas consequências. Comer chocolate equivale a beber um copo de vinho tinto durante as refeições. É a união do útil ao agradável.
  • Chocolate previne o envelhecimento, uma vez que a massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.
  • Chocolate permite reduzir o colesterol, já que os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouco o bom colesterol o “HDL - o colesterol benéfico”.
  • Chocolate permite perfeita forma física ou mental.
  • Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea.
  • O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.
  • Chocolate melhora o coração. O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Esta é uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. E o Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.
  • Chocolate flexibiliza o raciocínio. O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios a uma maior concentração.
  • Chocolate dá felicidade. A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, a ela actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.
  • Chocolate cura depressões. Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.
  • Chocolate não provoca acne. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne, de acordo com o artigo “Maria saúde em forma” da revista “Maria”, n.º 1013, ele surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, porque o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.
  • Chocolate não engorda. O Chocolate puro menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) com menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve ter controle do peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado que a gaste essa energia em actividades físicas.

Fonte, Universidade Católica Portuguesa