Páginas

Postagens populares

terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIA DA CRIANÇA



Meus queridos leitores, sabiam que o Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político?
O dia 12 de Outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, em 5 de novembro de 1924. Mas a ideia surgiu de Galdino do Valle Filho, deputado federal em 1920. Mas esta não é uma data comemorada por todo o mundo. Na Índia a data é comemorada a 15 de novembro, dia 5 de maio é a vez das crianças da China e do Japão. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho e em outros países se comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro.
A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece o dia 12 de outubro como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. Ora um dos cuidados importantes e imprescindiveis a ter com as nossas crianças é a alimentação. Infelizmente hoje em dia é muito comum encontrar crianças com hábitos alimentares muito irregulares, consumindo grande quantidade de alimentos industrializados, gordurosos, refrigerantes, sucos artificiais excessivamente açucarados, além de abusar do sal podendo propiciar o aparecimento de doenças sérias, como diabetes, hipertensão e alguns dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. Cabe então à família e à escola o ensinamento de práticas saudáveis no que diz respeito a alimentação. Assim com a entrada das crianças na escola é de suma importância garantir à criança energia suficiente, para lhes proporcionar maior capacidade de concentração e memória. Devem então, ser evitados longos períodos de jejum e por isso, destaca-se a importância da realização de uma merenda. O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais, o lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, um alimento do grupo do leite e derivados e um alimento do grupo das frutas.
Desta forma, o hábito de preparar uma merenda saudável para que as crianças levem e comam na escola é uma tarefa muito importante, mas convenhamos que não é nada fácil, pois trocar guloseimas sedutoras, como bolacha recheada, bisnaga, salgadinho, bolo industrializado e chocolate, por frutas, sucos naturais, pães integrais e queijo branco.
Seguem aqui algumas opções saudáveis e saborosas que voce pode incluir no lanche do seu filho:
· Prepare um pote com diversas frutas coloridas picadas como mamão, pera, abacaxi, melão e uva, mas no caso de incluir apenas uma fruta inteira, dê preferência para banana, goiaba, maçã ou pêra, já lavadas e envoltas em papel filme.
· Esqueça os bolos recheados, com cobertura e os industrializados de qualquer tipo. Inclua o bolo simples pode acrescentar uva passas à massa. Outras opções são bolo de fubá caseiro e de cenoura, biscoito integral, bolachas de gergelim, pão francês sem miolo, recheado com geleias de preferência caseiras. Pão integral com margarina e cenoura crua ralada pode ser uma alternativa interessante. Quanto ás sanduiches prefira o pão com grãos integrais. E como sugestões de recheio, o atum desfiado, azeite, ricota e uma folha de alface, uma fatia de lagarto, tomate e alface; queijo fresco e tomate.
· Quanto ao grupo dos leites e derivados devem ter cuidado com os produtos que se estragam fora da geladeira, é importante então guardá-los em lancheira térmica.
· Não esqueça a água.




Não esquecer meus queridos leitores, se pais e escolas querem oferecer uma merenda mais saudável, devem conversar e planejar as mudanças e os hábitos alimentares aos poucos, mas nunca se esqueçam de um detalhe muito importante. Os adultos devem dar bons exemplos, valorizando a comida saudável e comer o mesmo que dão às crianças.