Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

AZEITONAS GULOSAS


Pois é.... comprou aquele vidrinho de azeitonas e vai coloca-las para acompanhar aquele chop? Que tal fazer uma surpresinha a seus convidados ou a seu amor?

É só temperar as suas azeitonas preferidas com alho picadinho, bastantes oregãos, um pouco de pimenta e azeite.

Deixe repousar durante pelo menos 2 horas.

AZEITONAS


As azeitonas são o fruto da árvore conhecida com Oliveira, ou Olea Europaea. “Olea” é a palavra latina para “petróleo”, lembrando o alto teor de gordura das azeitonas, das quais 75% é ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que consegue baixar os níveis de colesterol no sangue. “Europaea” lembra-nos que as azeitonas são nativas da zona mediterrânica da Europa.
As azeitonas não podem ser comidas directamente a partir da árvore, visto ser necessário um tratamento especial para reduzir a sua amargura natural. Estes métodos de tratamento variam de acordo com a zona de cultivo, o sabor desejado, textura ou mesmo a cor a ser obtida. Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, em que se acrescenta sal de cozinha.
As azeitonas são um alimento calórico, contem bastante água e 172 calorias por cada 100g, mas as suas gorduras são de boa qualidade fazendo delas um alimento saudável. Mas no caso de excesso de peso devem ser ingeridas em pouca quantidade. Os seus ácidos gordos monoinsaturados ajudam a controlar o colesterol e dão energia ao nosso organismo. No caso de hipertensão ou excesso de peso a ingestão deve ser moderada.Relativamente aos tipos de gordura que compõem a azeitona estes são ácidos gordos saturados que influenciam positivamente no funcionamento do sistema circulatório. O ácido monoinsaturado oleico, também presente no azeite, que se encontra nas azeitonas é recomendado também em caso de excesso de colesterol e triglicéridos no sangue. Assim, este ácido e as gorduras encontrados neste alimento facilitam o trânsito das vitaminas lipossoluveis presentes noutros alimentos favorecendo assim a sua absorção pelo organismo.
Devemos notar também que o seu conteúdo de fibra é significativo pois chega aos 4% e torna-se fácil de ingerir. No que toca aos minerais há que destacar o ferro e o cobre que favorece a absorção do primeiro.Quanto ao zinco, que tem mais ou menos a quantidade do que na cebola, este é responsável pelo crescimento, o desenvolvimento sexual, cicatrização de feridas e manutenção da pele, cabelo, unhas e membranas mucosas.
A azeitona tem também vitaminas importantes para o organismo com destaque para a Vitamina E que possui um grande poder antioxidante e que por sua vez protege o organismo do envelhecimento celular. Existe também a vitamina A e pequenas quantidades da vitamina B.

Combater a TPM com alimentação adequada



Tensão!


Não há palavra melhor que defina “aquele” período que quase todas as mulheres enfrentam mensalmente. A desordem disfórica pré-menstrual, carinhosamente chamada de TPM, que atinge aproximadamente 75% das mulheres, na maioria dos casos, pode transformar o período que antecede à menstruação em um verdadeiro suplício feminino.
Além dos mais de 150 sintomas, a TPM também pode interferir negativamente no comportamento feminino, afetando os relacionamentos pessoais, afetivos e profissionais. Em alguns casos, a interferência no humor é tão severa que pode ser relacionada a altas taxas de suicídio, faltas ao trabalho ou às aulas e, até mesmo, a crimes envolvendo mulheres. Mas o que fazer para amenizar esses sintomas?
A alimentação correta pode ajudar a amenizar alguns sintomas, pois grande parte dos sintomas da TPM tem alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, ou que estão sendo ingeridos em excesso ou escassez. Por exemplo a baixa de cálcio e vitaminas B6 no organismo, dez dias antes da menstruação, pode causar nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período. Para suavizar esses sintomas, o cálcio pode ser encontrado no salmão, vegetais verdes folhosos, leite, iogurte, queijo, sorvete, sempre optando pelas versões desnatadas e menos gordurosas. Já a vitamina B6, está presente nas carnes, banana, batata, grãos integrais, lentilha e levedode cerveja. O açúcar, álcool, alimentos gordurosos, cafeína e o sal devem ser evitados. O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. Já os alimentos gordurosos podem aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne. A cafeína aumentaa tensão e a sensibilidade. O sal contribui para a retenção de líquido, caracterizado por inchaços e sensação de peso.
Para a diminuição da sensação de peso e edemas, é recomendável a ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos como melancia, melão, alcachofra, entre outros. Claro que o ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas no caso de não ser possível, pelo menos consumir de 15 a 10 dias antes da menstruação.
Para as mulheres com a síndrome mais crônica, a alimentação deve ser uma aliada para uma vida mais saudável, mas é indicado que tenhao acompanhamento além do nutricionista com um especialista da área, para indicar o melhor tratamento.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ENTRADA PARA A ESCOLLA

Após o momento que se iniciou a alimentação diversificada na criança, deve-se, aos poucos, adequar o dia alimentar da criança ao de toda a sua família e melhorar este se for necessário. Uma criança permite, se souberem aproveitar, melhorar os hábitos alimentares de uma família. Esta é a fase mais importante na criação de novas regras e consolidação das anteriormente iniciadas. Incutir hábitos que possam perdurar pela vida fora, contribuindo para um bom estado de saúde que, é um dos bens mais preciosos.
Eis, então, alguns hábitos a promover:
1. Número de refeições.
Deve ser de cinco: café da manhã, merenda do meio da manhã, almoço, lanche e jantar;
2. O horário das refeições.

Deve ser mais ou menos fixo e o intervalo entre elas deve ser aproximadamente de 3h a 3h30m, não excedendo nunca as 4h, nem ser anterior às 2h30m;
3. Todos os alimentos são permitidos.

Deve variar-se o mais possível. Por ordem crescente de quantidade será: carne, peixe e ovos, leite e derivados como o iogurte e o queijo; cereais e produtos hortícolas como batata, massa, arroz, feijão, pão; frutas e legumes como laranja, maça, pêssego, uvas, tomate, couves, espinafres, gorduras como manteiga e azeite. É fundamental impedir que as crianças percam o hábito de consumir frutas e legumes. Só a ingestão variada de alimentos possibilita a satisfação das necessidades dos diferentes nutrientes que contribuem para o bom desenvolvimento físico e intelectual, reparação celular, manutenção da temperatura corporal, desempenho ideal das várias funções biológicas e disponibilidade energética para a realização de tarefas intelectuais e físicas
Quanto às bebidas a água é o líquido de eleição, sem esquecer que desde que seja própria para consumo, podendo também ingerir-se sumos naturais, sempre que possível preparados na hora, infusões e outros refrescos não açucarados.
Para a criança os exemplos são muito importantes, tal como o cumprimento de regras bem definidas. Uma criança nunca vai perceber por que é que um dia pôde comer dois caramelos e noutro dia, quando pediu, já não pôde e ainda disseram que fazia mal. Ou pode ou não pode comer; a criança não compreende situações especiais, ainda não tem sentido crítico, para ela é tudo muito concreto. Também o exemplo dos que com ela convivem é muito importante; se o leite é bom por que é que a mãe não o toma? Por que é que só ela tem de comer sopa? O pai nunca come peixe? Estes e outros exemplos levam a que a criança não compreenda porque só ela tem que comer de determinada maneira e, por isso, o seu comportamento vai na direcção da imitação daqueles que ela mais gosta: os seus familiares
4. Evitar e impedir o consumo continuado de doces, guloseimas e refrigerantes. É verdade que é difícil resistir ao elevado apelo que a indústria e o comércio fazem na direcção do consumo, mas só a nós cabe a decisão de seguir pelo caminho mais correcto. Compete aos adultos retardar até ao inevitável a utilização destas substancias por parte das crianças. Convém compreender o real perigo que estes produtos representam na dieta alimentar, por causarem desequilíbrios nutricionais e falta de apetite, criarem habituação, serem os principais responsáveis pelo aparecimento, precoce e grave, de cárie dentária, utilização de corantes, aromatizantes e outros aditivos que não acrescentam nada de bom e, ainda, por custarem dinheiro, percebemos que não faz qualquer sentido o seu consumo.
Tudo o que foi dito para estes produtos é igualmente válido para outros como "snacks", batatas fritas de pacote e afins.
5. Proibido dar qualquer tipo, em qualquer quantidade, de bebidas alcoólicas.

O nosso organismo só termina o seu desenvolvimento por volta dos 18 anos. O álcool afecta esse desenvolvimento, por vezes de modo irreparável, sendo por isso indesejável a ingestão de bebidas alcoólicas antes da idade adulta. É por essa razão fundamental impedir o seu consumo por parte das crianças e jovens.
6. Interesse-se pelas refeições servidas na escollinha.

Não deixe ao acaso a alimentação e a saúde do seu filho, intervenha no sentido de melhorar qualquer situação caso seja necessário e esteja atento. Também é necessário ficar atento aos avós, às amas, às babas pois estes tendem a fazer as "vontades" dos meninos. Mostre-lhes o quanto podem ser prejudiciais os "mimos" que eles pensam estar a dar.

Nada disto é fácil, mas é estranho e muito importante pensar que os maus hábitos adquiridos pelas crianças, são incutidos e permitidos normalmente por aqueles que mais gostam delas.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DECIFRE SEUS DESEJOS DE COMIDA ...

Quem já não teve um ou outro desejo sobre comida ?
Desejos têm um componente físico. Assim vou tentar desvendar alguns desses segredos.

O que seu corpo está dizendo, quando você deseja comida salgada ?

Em princípio nada mais do que a salgada batatinha frita. Mas talvez você tenha uma deficiência em minerais. Estudos tem mostrado que mulheres que comem uma dieta com baixos níveis de cálcio querem comidas mais salgadas do que aquelas que comem o suficiente deste construtor de ossos. O sódio temporariamente aumenta os níveis de cálcio no sangue, o que engana o corpo fazendo ele achar que o problema foi resolvido. Mas pode acontecer que você tenha talvez deficiência de outros minerais também. Estudos com animais, pesquisadores descobriram, que a falta de potássio, cálcio e ferro fazia com que os animais em análise devorassem o sal de mesa.

O que seu corpo está dizendo, quando você deseja chocolate?

Você recorre ao chocolate porque o sabor o faz sentir-se leve, isso acontece porque ele estimula a liberação de serotonina. Este é basicamente um anti-depressivo em forma de sobremesa que seu corpo instintivamente procura quando sua felicidade química está em baixa e você precisa dar uma recarregada.

O que diz seu corpo quando você deseja comida apimentada?

:Se você estiver tendo problemas com calor, seu corpo pode desejar um sabor ardente para fazer você transpirar. Isso pode parecer contraditório, mas ajuda a explicar por quê a comida Mexicana pode ser tão popular mesmo tantos temperos ardentes Algumas pesquisas sugerem também que pessoas se tornam viciadas em comida apimentadas, pessoas com alta pressão arterial e com rápida respiração.

O que seu corpo está dizendo quando você deseja doces?

É muito parecido com o desejo de chocolate, pode indicar que você está tentando melhorar seu humor ou que você está com pouca energia. O corpo absorve o açúcar refinado que é usado em doces de forma mais rápida do que qualquer outro alimento, dando à você uma energia rápida.

O que seu corpo está dizendo quando você deseja doce + salgado?

Seu corpo precisa de glicose e sódio para funcionar apropriadamente, então quando as células ficam lentas, você tende a ficar cansado, você procura por “pretzels cobertos de chocolate” para acelerá-las.