Páginas

Postagens populares

domingo, 23 de janeiro de 2011

A SALSA


A salsa, salsinha ou perrexil é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, a salsa pode alcançar 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm com pequenas flores verdes amareladas.
O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial.

É originária da Europa e é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g). Isso é três vezes mais que a laranja. A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), magnésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .Ela contém sete vezes mais vitamina A do que a cenoura e é mais nutritiva do que diversas outras verduras.

É um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro. O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia. É rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumida crua, já que o seu cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos. Os sais minerais encontrados são cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro e é também rica em flavonóides que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento das células.

Cada 100 gramas de salsa contém cerca de 43 kcal.

Alguns benefícios proporcionados pela salsa:

Evita formação de pedras nos rins, estimulante e diurético, calmante, alivia o mau hálito, ajuda a combater a hemorragia nasal, ajuda na digestão, indicada para aliviar dores e irritações de picadas de insetos, indicada nos casos de retenção de líquidos e distúrbios mestruais, promove o enriquecimento da pele, indicado no tratamento de inflamações das vias urinárias, combate a formação de gases e a fermentação intestinal. Previne o câncer, devido à alta concentração de antioxidantes ajuda a curar a rouquidão, purifica o sangue, boa para inflamação dos olhos, trata acne juvenil e clareia sardas, expectorante, auxilia no tratamento de hipertensão.

Curiosidades sobre a salsa

Esfregar salsa picada nas mãos, ajuda a eliminar o cheiro do alho. A salsa pode ser encontrada fresca ou seca (desidratada), embora quando seca perca seu aroma. Pode ser cultivada próximo de roseiras para as ajudar a crescer com saúde e aroma.

O período de safra é de Maio a Fevereiro. Para fazer seu armazenamento basta que a lave bem e a coloque em uma vasilha fechada ou em sacos para alimentos e a guarde na geladeira por no máximo uma semana. Contudo as folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendado na culinária diária, pois além de saudáveis, dão óptimo sabor a qualquer receita.

Nenhum comentário: