Páginas

Postagens populares

domingo, 23 de janeiro de 2011

O FAMOSO CALDO VERDE

Sendo uma tarefa quase impossível e completamente irrelevante a fixação no tempo e local das origens deste caldo, posso sem qualquer dúvida colocá-la no topo da lista das sopas Portuguesas. Se juntam ás batatas das descobertas, às couves das lusas hortas, ligando-as numa untuosa composição que é um deleite para os sentidos. Se acolhe como acompanhantes o azeite virgem dos olivais, os enchidos que se fazem de Norte a Sul e a broa de milho nortenho evocando assim os homens e mulheres Portugueses, resquícios anacrónicos de um tempo menos cosmopolita e tão mais ligado à terra.


Vamos lá ao caldo propriamente dito. Não se pode poupar nas batatas, adoptando-se como critério cerca de 250 gramas por cada litro de água. Levam-se então ao fogo, após ao descasque prévio, com uma mão-cheia de sal grosso. Após cozedura, usando o mix ( passe-vite ou varinha mágica, para os Portugueses ) desfaçam-se as batatas.
Chega então a hora da couve. O caldo verde é feito de couve cortada muito fina. Há uma diferença substancial de largura de fio de couve entre o corte feito à mão e o corte de máquina (corte hoje em dia feita em desconhecidas fabriquetas fornecedoras de hipermercados, mas no passado em máquinas presentes bem à vista dos clientes em todas as bancas de legumes nos antigos mercados). Acrescentando-se, após intensas lavagens, ao caldo anterior a ferver em cachão (fortemente). Esperam-se dois a três minutos no máximo, mantendo a panela destapada. Retire-se do fogo. Só então se acrescenta 100 ml de azeite por litro de água empregue no início. Mexa-se bem. Esperam-se uns minutos que se aproveita para organizar as fatias de broa e do enchido que serão o contraponto a uma experiência inesquecível.
Sirva-se então, em malgas de barro.

Nenhum comentário: