Páginas

Postagens populares

terça-feira, 30 de março de 2010

CONGELADOS E REFRIGERADOS


Congelar é uma excelente forma de conservar os alimentos, ao mesmo tempo que suas vitaminas e sais minerais são preservados. Mas é importante lembrar: a qualidade e segurança do produto final dependem de como ele é manuseado antes, durante e depois de se congelar. Neste artigo respondo a algumas perguntas pertinentes sobre alimentos congelados e refrigerados, com dicas simples e bem práticas para o dia-a-dia.

1) Qual a diferença entre um alimento refrigerado e congelado?
Alimentos refrigerados são aqueles que passaram por um processo de abaixamento de temperatura superiores as de congelamento, em torno de 8ºC a -1ºC. Não existe formação de cristais de gelo bem como não há qualquer alteração no alimento, seja em textura, sabor, entre outros. Em termos de conservação, dura por dias ou semanas, dependendo do produto.
Alimentos congelados no entanto, sofreram abaixamento de temperaturas entre -10ºC a -40ºC, ocorrendo a formação de gelo e duram por períodos longos (meses ou anos). Todos esses processos descritos geralmente ocorrem em escala industrial.

2) Como o frio age na conservação de um alimento?
É muito importante lembrar que ao contrário do que muitos pensam, frio não mata bactérias!
Na realidade, ele apenas inibe o crescimento dos microrganismos e retarda as reações químicas que promovem a deterioração nos alimentos. Sendo assim, quanto mais baixa a temperatura, mais reduzida serão as reações e o crescimento microbiano.

3) Como devo armazenar alimentos refrigerados e/ou congelados em casa?
Armazene-os como indicado na embalagem ou seguindo as orientações: alimentos refrigerados devem estar armazenados em temperatura até 6ºC, sendo o ideal em torno de 4ºC. Alimentos congelados devem estar armazenados em temperatura em torno de -18ºC.

4) Posso descongelar e congelar novamente?
Alimentos descongelados e “recongelados” não tem garantia de que são seguros para consumo. Podem estar até muito contaminados devido a um crescimento microbiano durante o descongelamento. Além disso, quando um alimento é descongelado, perde água, e com ela nutrientes.
E se esse processo se repetir por diversas vezes? Haverá uma perda grande nutrientes, bem como, possíveis alterações de sabor, textura e até queimaduras dependendo do tipo do produto.

5) Como descongelar um alimento corretamente?
Tirar o alimento do congelador e colocá-lo sobre a pia para descongelamento durante a noite em temperatura ambiente para o dia seguinte?
Não ! Alimentos devem ser descongelados sob refrigeração, ou seja, tire do congelador e coloque na geladeira. Isso porque durante o aumento gradual da temperatura (no ambiente) há risco de crescimento de bactérias, não arrisque!

6) Como identificar um alimento que possivelmente foi descongelado e congelado novamente?
Infelizmente tal fato acontece com grande freqüência em inúmeros estabelecimentos comerciais e supermercados. Não existem garantias quanto a temperatura, na qual o alimento é transportado e armazenado, ser a correta. Portanto, seguem algumas dicas:

• Em primeiro lugar, no interior dos balcões frigoríficos existe uma linha vermelha. Os produtos dentro dos balcões não podem ficar acima dessa linha;

• Certifique-se de que não há excesso de produtos expostos o que prejudica a circulação de ar frio comprometendo a congelação;

• O acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significa que estes estão a uma temperatura incorreta podendo danificar os alimentos que aí se encontram;

• As boas condições de refrigeração formam sobre os produtos uma névoa ou neblina que indica a baixa temperatura do balcão;

• A embalagem não pode estar amolecida ou umedecida. Se isso acontecer, indica descongelamento;

• Rejeite as embalagens abertas ou rasgadas que possibilitem o contato do produto com o ar;

• A embalagem não deve ter muito gelo no seu interior o que significa que houve alterações de temperatura durante o processo de congelação;

• Deixe os alimentos congelados para o final das compras e transporte-os de preferência num saco térmico.