Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AMÊNDOA

A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. É de cor creme, coberta por uma pele fina acastanhada e envolvida numa casca dura. É rica em gorduras e vitaminas do complexo B, além de alguns minerais como fósforo, cálcio e ferro. Cientistas do Departamento de Metabolismo do City of Hope National Medical Center, nos Estados Unidos, descobriram que a amêndoa pode ajudar a emagrecer. A explicação estaria nas gorduras monoinsaturadas (ou do bem), responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável, ajudando a converter os estoques de gordura corporal em energia. Outra vantagem é o de funcionar como moderador de apetite e consumida antes da refeição, contribui para que a sensação de saciedade apareça mais rápido e dure mais tempo. Cinco ou seis unidades por dia são suficientes.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara).

As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. Quando descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas com a pele retirada.

As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas, os quais são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

Valores Nutricionais

Porção: 100 g
Kcal: 640.4
HC: 19.6
PTN: 18.6
LIP: 54.1
Colesterol: 0
Fibras: 7.2

Nenhum comentário: