Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MEXILHÕES


No Brasil, os mexilhões não são a paixão nacional, como a feijoada, mas também não são tão renegados, podem ser fácilmente encontrados nas mesas dos restaurantes, servidos em vinagrete, principalmente nas famosas praias do litoral catarinense. Na Bélgica, os mexilhões possuem status de prato nacional e são servidos com batatas fritas. Na França, são cozidos em vinho branco com cebola, alho e ervas. Na Espanha é um dos ingredientes da famosa paella, prato forte do país.

Em Portugal é tanto usado em petiscos como também nos mais requintados pratos, o mexilhão contribui para a variabilidade da cozinha portuguesa.

Mesmo sendo comercializados com facilidade, os mexilhões, segundo os médicos, ainda não são consumidos como deveriam. Para os especialistas, o ideal é que fizessem parte da dieta cotidiana da população, já que são ricos em vitaminas A e C e minerais como cálcio e ferro, importantíssimos para o desenvolvimento humano. E para completar as qualidades deste molusco é um alimento de baixo colesterol, baixa gordura. O teor de gordura é reduzido (inferior a %) o que faz com o que tenha um baixo valor calórico. O mexilhão destaca-se pelas suas proteínas de elevada qualidade. Uma porção com cerca de 300 gramas de mexilhões limpos e fervidos em água e sal corresponde a mais ou menos 81 calorias somente. Do seu teor em minerais, o mais abundante é o iodo, embora também seja uma fonte razoável de ferro e cálcio. As vitaminas são predominantemente do grupo B, destacando-se o ácido fólico.

Nenhum comentário: