Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 14 de março de 2011

BACALHAU, O “FIEL” AMIGO

Está chegando a Páscoa e então todo o mundo fica se lembrando do.... Bacalhau. Vamos então conhecer um pouco sobre ele.

A história do bacalhau é milenar. Existem registros de fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega desde o Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

O bacalhau foi uma revolução na alimentação, pois na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada ( a geladeira surgiu no século XX). O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes além de apurar seu paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.

Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.

No Brasil, o bacalhau começou a ter seu consumo estimulado pelos comerciantes portugueses e caiu no gosto popular. Atualmente, e ainda que seu preço seja bastante salgado e o calendário religioso não seja mais tão severo, a tradição do bacalhau nas datas religiosas permanece.

O bacalhau é um peixe de água salgada, fonte de proteína e pobre em gorduras e calorias. O seu componente funcional como de outros peixes, é o ácido graxo ômega-3. Vários estudos têm demonstrado que a sua ingestão regular tem efeito favorável sobre os níveis de triglicerídeos, a pressão arterial, os mecanismos de coagulação e o ritmo cardíaco, agindo também na prevenção de câncer colônico e na redução da incidência de aterosclerose. O ácido graxo ômega-3 pode ser encontrado na cavala, no salmão, na sardinha, no arenque, na truta e no bacalhau.

A cada 100 g, oferece :
130 kcal
29 g de proteína
0,7 g de lipídios
19,7 g de minerais
225 mg de cálcio
617 mg de fósforo
2,8 mg de ferro
0,07 mg de vitamina B1
0,11 mg de vitamina B2

Nenhum comentário: