Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cochilo depois do almoço favorece a memória e o coração e bastam apenas 15 minutinhos.

Que tal um cochilo depois do almoço ?

Ao contrário do que muita gente pensa, o sono que bate logo depois do almoço não é consequência da ação da alimentação no organismo e sim, um instinto natural do nosso organismo, que reage assim quando nossas reservas de energia caem.

Ao contrário de que muita gente pensa o papel da comida nesta história não é tão importante assim. Ela deixa realmente o nosso organismo um pouco mais lento já que o processo de digestão requer certo gasto energético para se concretizar, porém, este gasto é praticamente insignificante, o que explica a pouca relação da ingestão de alimentos e o sono na hora do almoço.

Mas o porquê do interesse dessa tal “dormidinha” ?

A parte do cérebro que mais trabalha ao longo do dia é exatamente a que está ligada a memória. Quando não dormimos bem, ela reflete o nosso cansaço, e é por isso, que em geral, pessoas sonolentas não conseguem focar sua atenção e muito menos se lembrar de algo. O sono funciona para nós seres humanos como um repositor de energia. Durante a noite, enquanto dormimos, repomos nossas energias através da produção de ATP e glicogênio, que abastecem nosso organismo para o dia seguinte. Além do cansaço e da irritabilidade, a pessoa que sofre de insônia também apresenta dificuldades de concentração e memorização de fatos recentes. Pois é durante o sono que gravamos o que aprendemos ao longo do dia. Se o sono falha, a memória e a concentração ficam prejudicadas.

Alguns dos benefícios para a nossa saúde desse ato de tirar são:
-Fortalecer a memória;
-Diminuir os riscos de ataques cardíacos

-Conferir mais disposição e energia
- Aumentar a concentração, reduzindo acidentes

- Aumentar a sua produtividade no trabalho

Entre as consequências para a saúde de quem não dorme bem encontramos:

- Obesidade. Durante a noite produzimos um inibidor natural de apetite, a leptina,. Quando não dormimos, cai a produção deste hormônio e a pessoa fica mais propensa a ganhar peso.

- Envelhecimento precoce e dificuldade de crescimento. É durante o sono que produzimos o GH, hormônio do crescimento, responsável pelo crescimento do nosso corpo e pela elasticidade da nossa pele.

- Outra consequência da insônia, para os homens é a baixa de testosterona, diminuindo a libido.

Nenhum comentário: