Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CORTIÇA ? AQUI ????????????

Pois é , meus queridos amigos, este meu blog, vai alargando o seu horizonte. 
Afinal da nutrição e comidas, gastronomia, cultura portuguesa porque não e também falar sobre produtos originários de Portugal.
 Claro que sabem que eu tenho já em Curitiba um pequeno Bistrô de comidas tipicas Portuguesas. Um dos meus gostos além de dar a conhecer as comidas da minha terra, também adoro conversar sobre assuntos Lusos. E aí eu acabo contando e transmitindo quase como estórias fossem as coisas Portuguesas. E como todos devem saber, as conversas são como comer cerejas...eheheheh...ninguém consegue ficar em uma só. Uma leva a outra.
Numa dessas conversas comentei sobre a cortiça. E reparei que muitos pouco ou nada sabiam sobre esse maravilhoso elemento natural que Portugal tanto utiliza. 
E querem ver?
Quando falamos em Portugal nos lembramos de comidas e bebidas, certo? Pois as bebidas como os nossos generosos vinhos precisam além do vasilhame, quase sempre de vidro, também da.... rolha ... claro.
Pois essa rolha é feita de cortiça.

MAS O QUE É A CORTIÇA ?

A cortiça é nem mais nem menos que a casca do sobreiro (Quercus Suber L). Uma árvore nobre com características muito especiais e que cresce nas regiões mediterrânicas como Espanha, Itália, França, Marrocos, Argélia e, sobretudo, Portugal, onde existem mais de 720 mil hectares de montado de sobro, bem como uma indústria corticeira de grande importância económica.
É uma árvore espantosa, de grande longevidade e com uma enorme capacidade de regeneração. Consegue viver em média 150 a 200 anos, apesar dos muitos descortiçamentos que lhe fazem ao longo da sua existência: cerca de 16 intercalados por períodos de nove anos.
            Este tecido vegetal que o Homem recolhe tão cuidadosamente - a cortiça - possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar:
  1. muito leve
  2. impermeável a líquidos e a gases
  3. elástica e compressível
  4. um excelente isolante térmico e acústico
  5. combustão lenta
  6. muito resistente ao atrito
            Mas é, acima de tudo, um material cem por cento natural, reciclável e biodegradável, três atributos imprescindíveis numa sociedade como a actual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente

Nenhum comentário: