Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Consagração da Culinária Mediterrânea

Sabia que em 2010 a culinária mediterrânea,
foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade ?

É a primeira vez que o modo de comer de uma sociedade é oficialmente protegido para assegurar a continuidade das suas tradições. Com objetivo de proteger as culturas e tradições populares, assim como os lugares e monumentos do mundo, o título, coordenado pela Unesco (Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura), foi também concedido às cozinhas francesa e mexicana.

Esses três primeiros patrimônios imateriais da sociedade ligados à comida abrem caminho para que outros países se candidatem à lista de preservação de sua culinária. A iniciativa mostra que, assim como a dança, a arte e a música, os saberes culinários de determinadas regiões são tradições que merecem ser salvaguardas.

A história da Dieta Mediterrânea tem mais de nove mil anos de existência. Ao longo de muitos séculos, os povos mediterrâneos consolidaram hábitos próprios, que levavam à mesa o estilo de vida de diferentes culturas e países. Ibéricos, celtas, gregos, romanos, bárbaros e árabes, todos contribuíram para estabelecer a atual trilogia mediterrânea do azeite, pão e vinho. O trio se mantém vivo até hoje e de fato representa os produtos básicos da agricultura da região. Ela é centrada em uma pirâmide de alimentos considerados essenciais para a manutenção de uma vida saudável, tem uma dieta alimentar centrada em grãos, azeitonas e azeite de oliva, leguminosas, hortaliças, frutas e vinhos, com alho, queijo e cebolas, peixe, aves e ovos fazendo o seu papel. Com freqüência são as especiarias e ervas que identificam as cozinhas individuais dentro do Mediterrâneo – manjerona, alho, canela e azeite de oliva significam Grécia, enquanto cominho, pimenta caiena, páprica, canela, limão e algumas vezes coentro identificam Marrocos

Esta forma de cozinhar, a mediterrânea é sazonal, respeitando o ciclo dos alimentos durate a estação do ano. É uma cozinha saudável pela variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas, com respeito pela tradição, gosto pela inovação e uma natural tendência para o improviso. Uma das principais características desta cozinha é o refogado, amplamente divulgado por Portugueses e Espanhóis nas suas conquistas.

Contudo hoje envolve três continentes – Europa, Ásia e África, vários países e centenas de ilhas. Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Israel, Marrocos, França, Egito e muitos outros- cada cultura tem seus próprios e únicos pratos e ingredientes, e reunidos formam a rica cozinha conhecida mundialmente como Mediterrânea.

Claro, meus caros amigos do belo país do Brasil, vocês estão também ligados fortemente a esta forma de alimentação levada pelos Europeus.

Um comentário:

Diana disse...

Olá!!Já faz um tempinho que não a visito!!Mas, enfim, estou aqui!! rsrsr .Adorei vc ter tratado da Dieta Mediterrânea ,fazemos parte das pessoas que acreditam nesse modo de vida, pois a dieta mediterrânea é um modo, estilo de vida, que só faz bem à saúde de quem a "curte".Aqui em casa, pode faltar óleo, mas azeite de oliva-não!!Adoro assistir filme, novela, jornal...degustando uvas e meu marido adora uma taça de vinho no jantar!!Coincidentemente,tenho um post do mês de maio sobre a Dieta Mediterrânea!!Quando vc puder,visite-o, vc vai adorar!!bjs, Diana.