A dieta mediterrânea vem a cada dia ganhando mais pontos, por se tratar de uma ” cultura gastronômica” contendo ingredientes considerados benéficos à saúde.
Utiliza alimentos que, além de saborosos, são funcionais e previnem problemas de saúde, principalmente os cardíacos. Os pilares que sustentam os benefícios da dieta mediterrânea são: o azeite de oliva, o trigo, as verduras e os legumes. E são vários os estudos que atestam que os seus adeptos correm menos riscos de contrair doenças como síndrome metabólica, problemas cardíacos ou cancros no aparelho digestivo.
O consumo do azeite, um ácido gorduroso monoinsaturado, normaliza a taxa de colesterol no sangue, e, assim, inibe a formação de placas de gordura nas cavidades arteriais, o que reduz o risco de aparecimento de alguma doença cardiovascular.
O tomate considerado um alimento “Classe A”, possui valor calórico baixíssimo (cerca de 5%), e é benéfico para prevenir o câncer devido às concentrações de licopeno em sua composição, que é liberado quando cozido.
O alho e a cebola também são exemplos de alimentos “classe A”.
O vinho tinto, também traz benefícios se ingerido de forma moderada. A bebida, de acordo com enólogos e cientistas, possui altas concentrações de tanino e revesterol, substâncias flavonóides que reduzem a taxa de oxidação do colesterol e o risco de incidência de doenças cardiovasculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário