Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VINHO VERDE

Nas minhas conversas com meus amigos e clientes aqui no meu querido Ora Pois reparo todos os dias que existe muita confusão sobre " O Vinho Verde", vamos ver se  consigo elocidar um pouco sobre este tema?
Espero que apreciem.... aqui vai Ora Pois ....


Para os menos familiarizados com os aspectos legais e técnicos é preciso esclarecer que o Vinho Verde é uma Denominação de Origem assim como Champagne, Cognac, Barolo, Chianti, Porto entre outras.

A região estende-se desde as proximidades da cidade do Porto até o extremo norte do país, no vale do rio Minho, na fronteira com a Espanha. A leste é banhada pelo oceano Atlântico, e é cortada ainda pelos rios Lima, Cavado, Ave e Douro.
           Não há uma explicação definitiva para o seu nome - Vinhos Verdes - havendo duas mais prováveis:
           Uma, menos aceita, seria decorrente da exuberância da vegetação que confere à região intensa coloração verde na primavera e verão, estações em que há o crescimento e maturação das vinhas. A outra, mais aceita, relaciona o nome ao fato de que as uvas amadurecem mais precocemente nessa região o que poderia sugerir que as mesmas à época da colheita ainda estivessem verdes. Além disso, as uvas apresentam alto teor de acidez, o que lhes confere uma característica de imaturidade.

            A região produz o Vinho Regional do Minho e vinhos da DOC Vinhos Verdes que se caracterizam por baixo teor alcoólico e pela acidez elevada que lhes confere grande frescor. São vinhos ligeiros, refrescantes e sobretudo os brancos, ideais para serem tomados no calor brasileiro. São contudo muito "frágeis" e, portanto devem ser tomados jovens, com no máximo um ou dois anos de vida: um aspecto crítico, pois alguns vinhos da região não trazem o ano da safra no rótulo.
           Um dos produtos da sua fermentação é o ácido carbónico, que faz com que o Vinho Verde fiquem com a chamada ”agulha”, algo parecido com a sensação de bolhas na boca. O resultado é um Vinho com grande Frescor e uma sensação “gasosa”.

Os melhores vinhos são, sem dúvida, os brancos, alguns dos quais bastante elegantes, especialmente os Alvarinhos, elaborados com a uva que lhes dá o nome, também cultivada do outro lado da fronteira na Galícia (Espanha), com o nome de Albariño.

Dados de Produção dos Vinhos Verdes

Variedades Tintas:
Azal, Borraçal, Brancelho Espadeiro, Padeiro de Basto, Pedral, Rabo de Ovelha e Vinhão

Variedades Brancas:
Alvarinho, Arinto (Pedernã), Avesso, Batoca, Loureiro e Trajadura



História

Desde o tempo dos romanos cultivam-se vinhas com suas características próprias nesta região, existindo desde 1216 documentos relacionados ao plantio e posse de vinhedos. A região foi delimitada em 1908 e demarcada oficialmente em 1929.


Nenhum comentário: