Páginas

Postagens populares

terça-feira, 12 de julho de 2011

O QUE SE COME DE VARIEDADE DE PEIXE EM PORTUGAL

Sempre me perguntam que género de peixes usamos em Portugal. Ora aqui vai uma pequena resenha.
Atum
A cor da sua carne varia, conforme as espécies, entre o branco e o rosado, mas gorda e muito rica em vitaminas,. Pode ser cozinhado em fresco, mas é mais frequente o seu consumo em salgado ou em conserva em azeite.
Bacalhau
Peixe de mar de carne branca que em Portugal, é quase só usado salgado. Desta forma tem de proceder ao dessalgamento. Mas pode também ser consumido fresco ou fumado.Tem muito valor nutritivo, é de fácil digestão. Pode dizer-se que é o símbolo da gastronomia portuguesa. Marca presença em datas festivas, como o Natal, e pode ser servido de muitas formas. O bacalhau é distinguido em: Bacalhau Miúdo ( até 500 gramas), Bacalhau Corrente ( 0,5 a 1 quilo ), Bacalhau Crescido ( 1 a 2 quilos ), Bacalhau Especial ( + de 3 quilos ), Bacalhau Graúdo ( 2 a 3 quilos ).
Carapau
Peixe de mar muito frequente na alimentação portuguesa, frito ou grelhado, podemos falar em churrasco português. Quando atinge maiores dimensões, tem o nome de chicarro e a sua carne perde a delicadeza, mas as espinhas ficam muito melhor para se encontrarem eheheheh
Cherne
Peixe de carne branca, levemente gorda, pode ser grelhado ou cozido num bom caldo aromatizado. É idêntico ao pargo, mas o seu sabor é muito superior.
Dourada
Embora magra, a sua carne é provida de um enorme poder nutritivo. Pertencem a esta família, embora de qualidade inferior, o sargo, o pargo e as bogas.
 Espadarte
A sua carne é gorda, muito consistente e perfumada. A sua preparação é muito idêntica à do atum. É muito frequente servir-se fumado.
 Garoupa
Têm grande importância para a pesca e algumas espécies são inclusivamente criadas em instalações apropriadas, em zonas costeiras.
São habitantes dos oceanos tropicais e sub-tropicais e vivem geralmente em fundos coralinos ou rochosos, onde têm o hábito de esconderem. São predadores activos - a maior parte tem uma boca grande e dentes aguçados, por vezes, mesmo no céu-da-boca. Algumas espécies atingem tamanhos enormes - até 2,40 m e mais de 300 kg de peso. Muitas têm cores brilhantes e padrões de coloração muito especiais.
As garoupas são peixes muito apreciados na culinária, devido à sua carne magra e branca, firme, com espinhas fáceis de retirar e um sabor especial, cozinha-se de maneira idêntica à pescada. A carne de garoupa é, no entanto, mais rija e menos saborosa.
Linguado
Todo o mundo conhece este peixe. Sabor delicado e carne branca. Pessoalmente acho que ele é super valorizado.
 Peixe-espada
De carne branca, magra e muito delicada, é muito saboroso quando fresco. Serve-se quase sempre frito ou grelhado.
 Sardinha
Pequeno peixe de escamas, de coloração prateada. Sua carne tem três destinos diferentes: uma parte é comercializada fresca, outra é destinada à indústria de enlatados e outra para a fabricação de farinha de peixe.
Hoje em dia não é mais possível encontrar a pequenina que normalmente em Portugal se consumia simplesmente frita com as tripa e inteiras.
Hoje em dia cada vez mais caras, são consumidas fritas ou de churrasco com pimentões assados.
 Solha
É um peixe de carne branca, macia e úmida e de sabor delicado.
Se encontram nos supermercados, filetes de solha e solha inteira, tanto fresca quanto  congelada de óptima. Muito versátil, resulta muito bem simplesmente cozida, assada, grelhada ou frita.
 Tamboril
Quase ninguém por aqui ouviu falar. Peixe-sapo alguns dos litoral conhecem, mas desprezam. Talvez pela feiúra, talvez por desconhecer o processo de preparação.
Pergunte para um português e sinta a reação imediata de água na boca. É um dos principais pescados dos que vão à mesa daquele país. E que ganha outros nomes conforme o idioma, mas está sempre presente na galeria de primeira linha da gastronomia: rape (Espanha), lotte (França) monkfish (Inglaterra e EUA) e rana pescatrice (Itália), só para citar alguns.
É uma carne de consistência firme, que lembra em quase tudo a da lagosta.

 Claro que tem bastantes mais , mas esta pequena resenho dá já uma noção daquilo que se consome no que diz respeito a peixes.

Nenhum comentário: