Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 10 de julho de 2009

QUE FOME

Com a chegada do inverno e dos dias frios, vem aquela vontade louca de comer, o que é natural ! Este aumento do apetite acontece com a necessidade do organismo produzir mais calor. Assim, massas, sopas, fondues e chocolate quente estão entre os mais pedidos nesta época do ano.
Além do frio nos fazer procurar alimentos mais calóricos também temos a tendência a comermos em maior quantidade. Então preste atenção para não se enganar e acabar ganhando uns quilinhos extras.
O maior consumo de chocolate pode ser perigoso para algumas pessoas, pois este é rico em gorduras podendo até conter gorduras saturadas que são as mais perigosas para o coração.
O consumo aumentado de bebidas alcoólicas nos dias frios também pode ser prejudicial se não for controlado. Estas bebidas são fontes de calorias vazias para o organismo o que quer dizer que fornecem apenas calorias e nenhum nutriente, pode assim representar um consumo exagerado de calorias e consequentemente levar a um ganho de peso.
Produtos ricos em fibras devem ser mais utilizados neste período como por exemplo o pão integral, arroz integral, granola, flocos de cereais sem açúcar, pois têm um maior poder de saciedade quero dizer com isto que prolongam a sensação de “estômago cheio”. Deve também aumentar a quantidade de laticínios, pois não é só o apetite que aumenta no inverno. Outro fator que nos preocupa no inverno é a maior incidência de gripes e resfriados, e para isso é importante fortalecer o sistema imunológico. Um bom método é apostar nos probióticos (lactobacilos vivos) encontrados nos leites fermentados e iogurtes.
Pela mesma razão deve também aumentar também a quantidade de legumes e verduras, desde que preparados com pouca gordura, e de vitaminas e minerais, especialmente a vitamina C, presente na laranja, limão, acerola, abacaxi, etc.
O inverno é sem dúvida ideal para abusar-se das sopas e cremes preparados com vegetais e grãos. Carnes magras podem ser acrescentadas a estas sopas o que fará aumentar seu valor nutritivo.
Além dos alimentos, temos que nos preocupar com a água. Um erro muito comum no inverno é diminuir o seu consumo. A hidratação é de extrema importância neste período, Só que deixar a preocupação com a hidratação de lado pode ressecar a pele e levar a constipação. No frio, mesmo que em menor proporção, nos desidratamos, perdemos líquido por várias vias, inclusive pelo suor. Como em qualquer época do ano, nosso corpo precisa de água para desempenhar suas funções básicas e prevenir complicações pulmonares, já que a água ajuda a dissolver o muco dos pulmões.
Então não esqueçam meus queridos leitores, bebam chás de frutas e folhas como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira e erva-doce são opções saborosas e quentinhas para o inverno !!!!