Páginas

Postagens populares

sábado, 21 de fevereiro de 2009

ARROZ E FEIJÃO


Em meu blog, Coisas da Menocas, falei sobre a feijoada Portuguesa que sempre é acompanhada pelo arroz.
Acredito que muitos nem sabiam que em Portugal também se faz feijoada, FAZ SIM SENHOR...EHEHEEH
Pois é, me referi que explicaria o motivo pelo qual a união do arroz e feijão é tão perfeita.
Ora pois... aqui vai a explicação !
Estes dois alimentos são essenciais para nossa saúde, isso porque são fontes ricas de carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. Fiquem sabendo que um prato de arroz e feijão têm quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne!

Como em um casamento feliz, a química aqui é perfeita. Mais do que uma saborosa parceria, o encontro do arroz com o feijão assegura um invejável arranjo de nutrientes. O que falta em um, o outro fornece se completando e unidos, oferecem uma excelente combinação proteica.
Os grãos de arroz contêm metionina e os feijões, lisina. Esses nomes estranhos são pedacinhos de proteína (aminoácidos), que quando estão juntos, são muito mais eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro. Isso é raro de ver entre os vegetais, normalmnete são os alimentos de origem animal, que apresentam esse perfil protéico,

Assim a dica é colocar no prato uma concha de feijão para meia escumadeira de arroz. Pois esta é a proporção precisa, do ponto de vista químico.
A união também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem esquecer que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

UM CORAÇÃO CHEIO DE AMOR


Não sei se sabem, mas hoje se comemora-se o dia de São Valentim, isto quer dizer que o Dia dos Namorados está em todo o lado, menos aí no Brasil, né? eheheh

Não quero contudo deixar passar esta data , para desejar a todos que festejam esta data, uma excelente comemoração, cheio de coisas românticas, doces e cheias de Paixão.Ahhh... não posso esquecer, cuidado com os exageros de chocolate, mas hoje, um chocolatinho....POOOODE !!!!!!

Xi-corações a todos

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FLOR DE SAL

Nos dias de muito calor se forma à superfície das salinas uma película fina e delicada de cristais de sal.

Esse é o sal mais valioso do mundo, conhecido pelo belo nome de flor do sal.

...é branco, úmido e cristalino, parece ser constítuido por pequenos cristais de sal, no entanto estes são aglomerados de microcristais.

O fenômeno só acontece em dias especialmente bonitos, nas tardes quentes de verão em que brisas suaves tocam levemente a água do mar. A flor do sal é coletada à mão e é seca ao sol. Sua produção é limitadíssima e seu sabor e perfume são inconfundíveis.
Imagine um alimento que é pura poesia. Lembra algo em torno de violeta e o sabor de avelã e iodo. Além disso, contém todos os 84 oligoelementos e micronutrientes encontrados no mar. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ainda é pouco conhecido no Brasil, mas na França é bastante utilizado. A melhor origem de flor do sal do mundo é a Guérande na província Francesa da Bretagne. Um quilo deste sal custa em média R$ 78 e não é à toa que é chamado de ouro branco. Parte do fascínio está no fato de que o sal gourmet é um produto sazonal e acompanha o ritmo das estações. A produção acontece entre março e setembro, no verão quando o clima é favorável e o sal se cristaliza mais rápido pela evaporação, neste caso, a coleta é diária. Por outro lado, nos outros meses torna-se uma "caça ao tesouro". São necessários 80 quilos de sal marinho bruto para produzir 1 quilo de flor de sal. Ao contrário do sal que conhecemos este é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, potássio e cobre. Os cristais de sal são verdadeiramente enriquecidos com elementos minerais.
Assim como bons vinhos se distinguem pelas boas regiões produtoras também há diferentes áreas para a produção do sal, com seus próprios sabores e variados aromas. Os franceses lideram a produção, os portugueses em Algarve e os ingleses fazem o sal Maldon. No Brasil a Companhia das Ervas também está coletando a flor do sal e é considerada de primeira qualidade. Já está disponível em alguns pontos de venda nos sabores: in natura, alecrim, aipo, mix de pimentas, funghi e manjericão. Quanto ao seu uso alguns chefs franceses afirmam que o uso deste sal torna o sabor dos alimentos muito especial. É indicada a sua utilização após a confecção dos alimentos. Deste modo, além de utilizar menos sal, os pequenos cristais da flor de sal, ao serem mastigados, originam uma explosão de sabores nos alimentos. S
ão crocantes, mas logo desaparecem na boca. Realçam o sabor dos alimentos e acrescem a ele o particular gosto de mar e iodo. Os floquinhos preciosos combinam muito bem com saladas de alface e peixes assados. Também se usa na Itália para dar um gosto especial nas "flores de abobrinha fritas". Também pode acompanhar batatas cozidas e assadas ou apenas salpicar sobre o pão com azeite. Eu acredito que para finalizar um prato com carneiro ou mignon deve ficar bem interessante.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Massa com cogumelos e plantas aromáticas



Aqui está uma receita com as tais plantas aromáticas...
espero que gostem ... ora pois.....

Ingredientes (4 pessoas)
400 g de cogumelos frescos para eleição

4 dentes alho
300 g de massas fusilli ou espirais
200 ml de creme
Tomilho
orégano
Sal
pimenta a gosto
4 colheres de azeite

Preparação
Limpe e corte em pedaços pequenos os cogumelos.
Em uma panela com 4 colheres de azeite, passe o alho, descascado até alourar um pouco. Adicione, o tomilho e orégano e
cozinhe mais ao menos 5 minutos.
Após esse tempo, tirar do fogo e deite os cogumelos.

Acrescente o creme de leite.
mexa bem e coloque em fogo baixo e deixe cozinhar até que o molho engrosse e tempere com sal e pimenta.
Enquanto isso, coloque em uma panela com água fervente o macarrão, fusilli ou espirais, que absorvem melhor o molho.
Quando a massa estiver pronta, escorra. Juntar o molho com os cogumelos, terminando com orégano e tomilho picado. Servir bem quente em pratos individuais.

Ervas Aromáticas

U m dos segredos da boa mesa, é realçar o sabor dos alimentos numa profusão de perfumes que deliciam as narinas, antes de contemplar o paladar, dando-lhes um toque especial e mágico com suas combinações.


São as grandes responsáveis pela sensação do prazer degustativo. Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou mesmo aquelas que desejam evitar o sal, poem usar e abusar das ervas frescas, secas ou congeladas que temperam substituindo sal, sem esquecer que as ervas aromáticas possuem pouquíssimas calorias.
Contudo, saber dosear o seu uso na cozinha é parte do segredo já que algumas ervas e especiarias de sabor e odor intenso podem alterar as qualidades do alimento.

Alcaparras, Alecrim (ou Rosmaninho), Alho, Cebola, Cebolinho (ou cebolinha), Coentros, Erva-Cidreira (ou Melissa), Erva-doce (ou anis), Estragão, Folhas de louro, Hortelã, Manjericão (ou Alfavaca), Manjerona, Orégãos, Salsa, Salva (ou salvia), Tomilho, RAMO DE CHEIROS. As ervas aromáticas dão um sabor caracteristico aos alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: Manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, os orégãos com queijo e ovos, são apenas alguns exemplos.

Então um puco sobre cada uma delas:

  • Manjericão: muito utilizado em preparações italianas, principalmente em molhos de tomate. Esta erva possui folhas verdes com aroma característico.
  • Manjerona: é uma erva adocicada. Pode ser utilizada em pizzas, assados e molhos. Procure acrescentar esta erva na hora de servir o prato.
  • Hortelã: suas folhas são arredondadas e muito perfumadas. Esta erva pode ser utilizada em sucos, chás, saladas, molhos, bombons, vitaminas e cozidos, entre outras preparações. Aromatizam caldos de peixe e de carne, canjas , sopas, pratos á base de carne de carneiro e borrego, favas, ervilhas, saladas de frutas, sobremesas, geleias e coktails. Sua infusão baixa a febre. É benéfica contra a tosse e rouquidão.. Tem efeitos sedativos.
  • Sálvia: pode ser encontrada fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais, queijos e ovos. Procure não misturar com outras ervas, pois poderá perder o seu aroma.
  • Estragão: com folhas finas, é acrescentado a molhos, frangos, peixes, ovos, etc. Possui sabor acentuado, devendo ser utilizado com moderação.
  • Salsa: existem dois tipos, de folhas lisas e frisadas. As folhas lisas são muito utilizadas para decorar pratos. Porém, ambas podem ser utilizadas em diversas preparações, como molhos, saladas, farofas, cozidos, etc. Estimula o apetite, facilita a digstão e é rica em vitamina A, B e C, tendo também propriedades diuréticas.
  • Coentro: possui odor agradável, é muito utilizado em preparações com alimentos do mar, como peixes, mariscos e camarões. mastigar a semente ou beber sua infusão é um tónico aperitivo, digestivo e até sedativo. Tem propriedades contra flatulência.
  • Louro: é encontrado fresco, seco e em pó. Usado com moderação, é um ótimo tempero para feijões, ensopados, assados e carnes grelhadas.
  • Alecrim: acrescenta-se em carnes, aves, peixes e massas. Suas folhas são de cor verde escura. Favorece a digestão das gorduras.
  • Tomilho: esta erva possui sabor picante, é encontrada fresca, seca ou em pó, pode-se utilizar em carnes, sopas, peixes, queijos e ovos. estimula o sistema imunitário. È um tónico digestivo.
  • Oregáo: Em seco nas saladas de tomate e nas sopas de peixe, massas e pizzas. Em verde, para fazer um licor aperitivo e digestivo. Em infusão combate a tosse, as dores de cabeça de origem nervosa e a irritabilidade, tendo também propriedades digestiveis.