Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SOBRE A LINHAÇA DOURADA


Um amigo meu me perguntou sobre a linhaça Dourada.
Para ele e para todos vocês aí vai minha resposta, espero que seja útil, ora pois...


Existem dois tipos principais de linhaça: a escura, mais cultivada, e a dourada, mais popular. Por ser um alimento típico de climas mais frios, a linhaça dourada é mais rara no Brasil.
A diferença entre ambas é mínima: a farinha obtida da semente dourada, por exemplo, é levemente mais suave que a primeira. A semente da linhaça é considerada um alimento funcional. É fonte rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados, como o Ômega 3 e o Ômega 6, vitaminas B1, B2, C e E. Esses nutrientes permitem que sejam reduzidas as doenças do climatério, além de ser um ótimo anti-inflamatório natural. Há melhora em quadros de eczema atópico, dermatite, neuropatia diabética, dor no peito, síndrome pré-menstrual, artrite reumatoide, pressão alta e inflamações de maneira geral.
Ajuda na redução de peso e colabora no
tratamento de várias doenças.

Quais os benefícios da Linhaça dourada ?
A linhaça dourada ajuda na eliminação do colesterol e diminuindo a ocorrência de gastrite, amigdalite, meningite e várias outras doenças. Batida junto a sucos, garante uma boa dose de disposição para começar o dia. Outras
receitas possíveis são acrescentar a linhaça dourada no consumo de frutas, leite, bolos e muito mais. Mas é necessário ter cuidado, apesar de benéfica, ainda não é aconselhado o consumo excessivo da linhaça dourada. Uma colher por dia. Parece pouco, mas ela pode fazer toda a diferença no seu bem-estar.
É indicado ingerir uma colher de linhaça pela manhã ou à tarde. Por possuir uma casca dura e difícil de ser digerida, aconselha-se que bata a semente no liquidificador antes de ingeri-la.

Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Evite a compra ou consumo da linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3. O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. O indicado é ingerir até 2 colheres de sopa/dia. de farinha de linhaça diárias inseridas na alimentação normal, para adultos, para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.

Quanto ao preço da Linhaça dourada ?
O preço também é um fator diferencial. Nesse ponto, entra em cena a popularidade alcançada pela linhaça dourada, somada ao seu
sabor. Dessa forma, o consumidor desse tipo de linhaça paga mais caro.