Páginas

Postagens populares

domingo, 6 de junho de 2010

COMFORT FOOD:


COMIDAS QUE LEMBRAM BONS MOMENTOS E PROPORCIONAM BEM ESTAR!


Desde há algum tempo que as pessoas se preocupam com a alimentação. Mas é sabido que mesmo quem possui uma grande força de vontade e determinação para manter uma vida saudável, às vezes deixa as emoções e desejos tomarem conta do equilíbrio em busca de prazeres.
Sendo os alimentos uma das mais frequentes fontes de prazer, é neles que encontramos muitas vezes o conforto, a tranquilidade e o bem estar que tanto precisam diante da vida stressante de hoje.

Quais serão os alimentos mais desejados e porque seriam eles os escolhidos para saciarem toda essa ansiedade, angústia, tristeza, medo, estresse da modernidade?

As emoções influem diretamente em nosso corpo e cérebro. A partir disso, entende-se que buscamos sempre algo que nos equilibre e reconforte, seja pelo exercício, música, artes, na natureza...mas, o mais procurado é o alimento, a comida que nos preenche e nos acalma, que nos traz conforto. Em situação de grande ansiedade e solidão, a busca por alimento é instintiva.
O ato de comer preenche espaços, inclusive no coração, matando a saudade e a tristeza. Esses são os chamados comfort food. A vontade do sorvete, por exemplo, pode significar o desejo da liberdade que possuía quando criança, dos dias de passear no parque. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada porque o alimento da alma, nem sempre é bom para o corpo, principalmente quando recheados de gorduras e açúcares simples, consequentemente calóricos, influenciando de forma negativa na alimentação saudável.
Ao ingerir um alimento que nos lembre da infância, podemos até sentir a paz e tranquilidade de que precisamos, mas também pode trazer sérios prejuízos à dieta, caso seja consumido rotineiramente, como a obesidade abdominal o que pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, pois sabemos que nem sempre são alimentos saudáveis, depende do passado e da memória gustativa de cada um. Docinhos, salgadinhos, bolachas e outras guloseimas podem ser comfort food ! Como também, a lasanha, a torta de morango ou mesmo a banana com aveia e mel.
Evolutivamente, o instinto humano de comer alimentos que propiciam conforto faz sentido. No reino animal, o mundo normal é comer ou ser comido, e um corpo sob essa constante ou crónica situação de stress opta por comer alimentos de alta energia para se manter no jogo. É, por essa analogia, que explica o comportamento do ser humano na vida moderna quando somos constantemente gladiadores do tempo, dinheiro, sucesso, felicidade, realizações, metas,...
A utilização das comfort foods pode explicar porque é extremamente difícil perder peso, pois o fato de a maioria das pessoas desejarem emagrecer já é estressante literalmente, o que faz uma pessoa se sentir ansiosa e os harmónios do stress acabam fazendo com que a pessoa sinta necessidade cada vez mais de alimentos que lhe tragam a sensação de bem estar e tranquilidade. Estes alimentos que proporcionam a sensação de conforto através das emoções a que nos remetem são consumidos na maior parte durante os períodos de incerteza social e crises.
Neste aspecto a Nutrição destaca-se por não proibir ou eliminar estes alimentos que de certa forma oferecem bem estar aos indivíduos, mas orientar quanto, como e quando devem ser ingeridos e até mesmo adequações que possam a ser feitas, de maneira a torná-los talvez mais saudáveis .O consumo do comfort food deve ser direcionado para alimentos mais funcionais e naturais, oferecendo assim bem-estar e melhor qualidade de vida, com todo o prazer contemplado. Importante lembrar que, atualmente, o aumento da incidência de doenças coronárias, pressão arterial, obesidade e outras, estão ligadas à má alimentação dia a dia e não pelo esporádico e equilibrado de preparações e/ou alimentos tão importantes na vida de cada um.

Nenhum comentário: