Páginas

Postagens populares

domingo, 6 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO


Meus queridos leitores, de certo já repararam que no Inverno e seu friozinho, ficamos com mais fome !? E pior que isso, a preguiça para as atividades físicas também surge e as comidas calóricas se tornam muito tentadoras. Paralelamente nesta época ocorre uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar, e que no inverno, diminui. Para suprir esta sensação de tristeza, depressão e desânimo é que a maioria acaba compensando com os alimentos.
O inverno pode ser lindo, aconchegante, charmoso, mas também alguns perigos parecem estar presentes. com os alimentos altamente calóricos consumidos com a “desculpa” que nos ajudar a aquecer, como os fondues de queijo, chocolate, bolos, molhos à base de cremes, bebidas alcoólicas ou mais cremosas, massas com queijos fumegantes.... Desta forma, é essencial conseguir saber trocar aquele doce e espesso chocolate quente pelo conforto de um mesmo achocolatado, porém com menos calorias ou até mesmo com um chá quente. É que além de resultar em kilos a mais, o mais perigoso são os prejuízos à saúde. Não é só importante mencionar as calorias a mais ingeridas no inverno, mas se estes excessos durarem pode ocasionar o aumento de gordura corporal, alterações nos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e inclusive elevação da pressão arterial, representando assim maiores riscos de problemas cardiovasculares.
Além de aumentar nosso apetite, sabe-se que o gasto energético nessa época do ano também é maior pois o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal normal, mas este esforço a mais do organismo não chega a 10% do gasto diário de calorias para ativar mais o metabolismo a ponto de equilibrar a temperatura corporal. Assim, sinto muito informar, mas o inverno não é desculpa para exagerar nos doces, queijos, massas nem para aposentar a salada. Para que isso não aconteça, é importante não abandonar os legumes nesta época do ano, pois há formas deliciosas de consumi-los . Em forma de omeletes, sanduíches, sopas, cozidos e refogados!
As frutas não podem ser simplesmente banidas nesta época bem pelo contrário, deve existir a ingestão de 5 porções de frutas por dia. Lembrem que a vitamina C, por exemplo ajuda na prevenção de gripes, lembram? As porções diárias recomendadas continuam as mesmas nessa época do ano: três a cinco porções de frutas e, três porções de verduras e/ou legumes.
Muito importante também o consumo de bastante líquido (8 a 10 copos ao dia).

Nenhum comentário: