Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DIET E LIGHT, QUAL DOS DOIS ?

Os alimentos diet caracterizam-se pela eliminação de algum tipo de nutriente contido no alimento original, como por exemplo, carboidrato, açúcar, proteína, sódio ou gordura.
Segundo a ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitaria), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, glúten, sódio) e nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos, por exemplo para controle de peso ou de açucares.
É importante ficar bem claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição na quantidade de calorias
Já os light são caracterizados por uma diminuição de algum tipo de nutriente devendo apresentar uma diminuição de, no mínimo, 25% do total de calorias em relação à versão normal.
A confusão mais comum é comer um alimento diet pensando que ele contém menos calorias e não irá provocar ganho de peso. Porém, a eliminação de um ou mais nutrientes que caracteriza o produto diet não significa, necessariamente, diminuição de calorias. Um bom exemplo é o chocolate diet, que apesar de não conter açúcar, apresenta uma quantidade maior de gordura, igualando ou superando a quantidade de calorias do produto normal. Maioneses e sorvetes são produtos naturalmente calóricos. Embora no caso das maioneses possa haver redução de até 50% das calorias, é importante observar que o produto continua sendo calórico, embora menos que o tradicional; mesmo assim, deve-se cuidar para não haver exagero na quantidade de produto a ser ingerido.
Portanto, fique atento ao seu objetivo na hora de escolher alimentos diet e light, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais.
Zero Ora hoje em dia disputando um lugar na mesa dos consumidores de olho nas calorias, surgem os produtos zero. Esta nomenclatura tem também deixado muita gente com dúvida. Afinal, seria 0% de quê?
O alimento contém 0% de gordura, sódio, proteínas ou açúcar?
Se o caso é açúcar, como os alimentos light e diet, os produtos zero não possuem açúcar na sua composição e sim adoçante. Os refrigerantes zero, light e diet são adoçados com aspartame.

Um comentário:

Francisco Coelho disse...

Parabéns,sucesso o que desejo nesta sua nova empreitada.

Bjs