Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A busca do homem por uma alimentação equilibrada é antiga, mas é recente a preocupação por uma alimentação segura, saudável e integrada ao meio ambiente sustentável. Cada vez mais pessoas se conscientizam da importância da alimentação balanceada para o equilíbrio não apenas orgânico, mas também emocional e espiritual, resultando em mais saúde e qualidade de vida em qualquer idade.
Mas são muitos os caminhos propostos para se atingir a alimentação ideal e maior ainda a quantidade de nomes que envolve. Os quais nem sempre conseguimos entender exatamente ao que se referem.
Assim trago alguns dos principais termos relacionados ao vasto universo da alimentação atual espero que vá ajudá-los a entender melhor tudo isso. Ora pois....!

ALIMENTO

Substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinadas a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento.

ALIMENTAÇÃO

São hábitos, padrões ou dietas alimentares que refletem a adaptação dos diferentes povos do mundo às condições sócio-econômicas, geográficas e culturais em determinado período.

As disciplinas que se relacionam com a alimentação são:
A dietética, um ramo da medicina que estuda quais os alimentos mais apropriados para melhorar a vida das pessoas;
A
nutrição, um ramo da biologia e também da medicina que estuda as características dos alimentos e os processos biológicos que eles sofrem ou provocam;

A culinária, que se ocupa da forma como os alimentos são utilizados nas várias culturas humanas.

Nenhum comentário: