Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Por que nos alimentamos?

Uma nutrição ( alimentação ) adequada e apropriada para cada fase da vida é indispensável a todos os seres vivos, para a manutenção da saúde, diminuição de riscos de doenças e também para a restauração da saúde , através da recuperação, reconstrução, desintoxicação e reparo de células, órgãos e tecidos ao longo de nossas vidas. Nosso sistema imunológico (que nos defende de infecções) e demais funções vitais dependem dos micronutrientes extraídos dos alimentos que ingerimos.
Geralmente, os nutrientes são divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes.
Os macronutrientes, que incluem as proteínas, as gorduras, os carboidratos e alguns minerais, são requeridos diariamente e em grandes quantidades. Eles constituem a maior parte da dieta e fornecem a energia e os componentes necessários para o crescimento, a manutenção e a atividade.
Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama).

O que são macronutrientes ?
Os macronutrientes orgânicos são os hidratos de carbono, as gorduras e as proteínas, que fornecem 90 % do peso seco da dieta e 100 % da sua energia. Digerem-se no intestino e dissociam-se nas suas unidades básicas: açúcares dos hidratos de carbono, ácidos gordos e glicerol das gorduras e aminoácidos das proteínas.
O conteúdo de energia é de 4 calorias por grama de proteína ou hidrato de carbono e 9 calorias por grama de gordura. Como fonte de energia, hidratos de carbono, gorduras e proteínas são intermutáveis quanto à sua proporção em conteúdo energético.
A ingestão de energia varia acentuadamente, de 1.000 a mais de 4.000 calorias por dia, dependendo da idade, do sexo e da atividade física. Comumente, as mulheres sedentárias, as crianças pequenas e os adultos idosos necessitam de aproximadamente 1.600 calorias por dia; crianças de mais idade, mulheres adultas ativas e homens sedentários precisam de cerca de 2.000 calorias; e rapazes adolescentes e adultos jovens ativos do sexo masculino precisam de aproximadamente 2.400 calorias.
Cerca de 55 % das calorias costumam provir dos hidratos de carbono, cerca de 30 % provêm das gorduras e aproximadamente 15 % provêm das proteínas. Se a energia adquirida na ingestão for insuficiente para as necessidades do organismo, perde-se peso; e as gorduras armazenadas no corpo, e em menor grau as proteínas, são usadas para suprir a energia necessária. A falta de ingestão absoluta causa a morte em 8 a 12 semanas.
Os ácidos gordos essenciais constituem cerca de 7 % das gorduras consumidas numa dieta normal (o que representa cerca de 3 % do total das calorias ou cerca de 8 g) e, por isso, são considerados macronutrientes. Compreendem os ácidos linoleico, araquidónico, eicosapentaenóico e docosa-hexaenóico. O ácido linoleico encontra-se em óleos de origem vegetal; o eicosapentaenóico e o docosa--hexaenóico, essenciais para o desenvolvimento do cérebro, encontram-se nos óleos de peixe. Dentro do organismo, o ácido araquidónico pode formar-se a partir do ácido linoleico, e o eicosapentaenóico e o docosa-hexaenóico, a partir do ácido linoleico, embora o óleo de peixe seja uma fonte mais eficiente.
Os macrominerais são cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio e magnésio. Consideram-se macronutrientes porque são precisas grandes quantidades (entre um e dois gramas por dia).
A água, que também é um macronutriente, é necessária em quantidades de 1 ml por cada caloria consumida, ou seja, cerca de 2500 ml por dia.

O que são micronutrientes?
São substâncias que nosso corpo extrai dos alimentos, através do processo de digestão. Esses micronutrientes são absorvidos através das paredes do intestino delgado para dentro das artérias (vasos sangüíneos). Através da circulação do sangue, os micronutrientes são distribuídos às células dos diversos órgãos e tecidos que compõem o nosso corpo, de forma a mantê-los saudáveis, gerando energia e oferecendo matéria prima para a reconstrução e a renovação celular e para a proteção das células contra a intoxicação produzida pelo cansaço, doenças, ferimentos e toxinas (substâncias tóxicas ou venenosas) de diversas origens (poluição ambiental, inflamatória, infecciosa, certos medicamentos, etc.). Os micronutrientes estão classificados a seguir:
Vitaminas: todos os seres vivos que respiram o oxigênio (chamados "organismos aeróbicos") necessitam de um verdadeiro arsenal de vitaminas para que possam sobreviver ao próprio oxigênio. Precisamos do oxigênio para queimar reservas de açúcares e extrair deles a energia que nos mantém vivos, do mesmo modo que o motor de um carro precisa do oxigênio para queimar o combustível (gasolina, álcool ou diesel) para gerar a energia que movimenta o carro. Por outro lado, o oxigênio é um gás tóxico. Por esta razão, todos os organismos que respiram oxigênio utilizam um verdadeiro arsenal de vitaminas e enzimas (um tipo de proteína) para controlar e neutralizar os efeitos tóxicos do oxigênio sobre as células e órgãos
As diversas vitaminas são também necessárias para o bom funcionamento de todos os órgãos, ajudando na cicatrização e renovação de tecidos (pele, mucosa, ossos, etc.), garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico (que nos defende de infecções), protegendo o colesterol e outras gorduras do corpo contra a rancidificação produzida pelo contato com o oxigênio
As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis (vitamina C e oito componentes do complexo vitamínico B) ou lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). São elementos vestigiais essenciais o ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto. Excetuando-se o fluoreto, todos esses minerais ativam enzimas necessárias ao metabolismo. O fluoreto forma um composto estável com o cálcio, ajudando a estabilizar o conteúdo mineral dos ossos e dos dentes e ajudando na prevenção das cáries dentárias.
As melhores fontes de vitaminas são as verduras, legumes e frutas (consumidos crus) e os grãos integrais (em sopas, pães e bolos). As vitaminas também estão presentes no leite integral, laticínios e carnes cruas (sushi, sashimi e quibe cru). Contudo, grande parte delas se perde no processo de pasteurização ou outro tipo de processamento industrial, bem como no cozimento caseiro, porque a maioria delas é sensível ao calor (algumas vitaminas se degradam rapidamente, mesmo à temperatura ambiente, quando esta for superior a 25o C e à exposição à luz (solar ou artificial) e ao oxigênio do ar; por exemplo, a vitamina C.
Sais Minerais: existem vários minerais que participam de diversas funções em nosso corpo: desde a formação e manutenção de ossos até o bom funcionamento das células de nossos órgãos, como por exemplo, músculos, coração e cérebro. Alguns dos minerais que nosso corpo extrai dos alimentos, são: cálcio, potássio, magnésio, ferro, selênio, lítio, sódio, zinco, etc. Todos os alimentos citados anteriormente são fontes de diversos sais minerais e - o que é mais importante - os minerais dos alimentos encontram-se em proporções fisiológicas e ligados a proteínas, o que facilita a sua absorção.

Nenhum comentário: