Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DIETAS VIA NET ! SIM ? NAO ?

A maioria da população desconhece o papel do nutricionista ou mesmo, desconhece como deve ocorrer uma consulta de saúde, sobre o relacionamento profissional de saúde-paciente e sobre os aspectos ético-legais envolvidos. Em geral, pessoas interessadas em perder peso, ou mesmo, o que é mais grave, portadores de doenças como diabetes e hipertensão desejam receber dietas específicas para o seu caso. É importante que seja explicado , que não é possível o aconselhamento dietoterápico via Internet, ou por qualquer outro meio de comunicação, sem que haja um contato direto e que todos os procedimentos de coleta de dados e avaliação nutricional sejam feitos pessoalmente pelo nutricionista, que irá efetivamente calcular as necessidades, observar as preferências alimentares, considerar as patologias associadas e assim prescrever a melhor dieta possível, assim é aconselhável que o interessado procure um nutricionista diretamente.

Claro que o uso da Internet pelos profissionais da nutrição, seja por um nutricionista ou um médico nutrólogo, ajuda na atualização dos seus conhecimentos bem como pode expandir seu mercado de atuação no entanto e importante divulgar que isso traz uma série de problemas éticos, legais e profissionais.
No caso específico de prescrição de dietas via rede, no qual o nutricionista faria todo o seu relacionamento com o seu paciente através da Internet, o Inciso XI Artigo 9° do
Código de Ética dos Nutricionistas é bem claro e diz que é vedado ao profissional nutricionista : "dar, através de qualquer meio de comunicação de massa, atendimento individual, sob formas de consultas, diagnósticos ou dietas".
No caso dos nutrólogos, O
Código de Ética Médico diz no artigo 62 que é vedado ao médico : "Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente cessado o impedimento"; e, como sabemos, a Internet não permite exame direto do paciente.

Nenhum comentário: