Páginas

Postagens populares

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que significa alimentos Prebióticos?

PREBIÓTICOS, já devem ter escutado este nome.... para os que tem dúvidas aqui vai uma ajuda!



O termo prebiótico é utilizado para determinados componentes de alimentos, que não são digeríveis em qualquer das etapas do processo digestivo. São na verdade alguns tipos de fibras encontrada em certos alimentos, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo organismo, portanto resistentes à ação de enzimas no processo digestivo.
Não calóricos ou energéticos, os prebióticos são benéficos para quem os ingere, porque estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no cólon. Os prebióticos, ou as fibras alimentares apresentam as seguintes funções:
. Ajudam na manutenção da flora intestinal;
. Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
. Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável;
. Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
. Possuem efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são putrefativas e intoxicantes.
É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.
(Escrito por Conceição Trucom, química, cientista palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida)

Nenhum comentário: