Páginas

Postagens populares

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PROBIÓTICOS

Ora poissss....... eheheheh


Esta coisa de "conversa" é como as cerejas ( como dizem lá na terrinha ) ninguém consegue comer uma só! e nessa linha de pensamento... aparece outra palavra complicada Probiótico!

Mas que raiossss ...eheheheh ....




Ora os probióticos foi definido inicialmente por Fuller e col como:


Organismos vivos que ingeridos exercem efeitos benéficos no balanço da flora bacteriana intestinal.
Este conceito foi ampliado para “organismos vivos que quando ingeridos em determinado número exercem efeitos benéficos para a saúde”. Como funcional benéfica no organismo os probióticos têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano da flora intestinal, redução do risco de câncer, controle do colesterol e diarréias. O meio de atuação dos probióticos no organismo se refere principalmente à inibição que estes exercem na colonização do intestino por bactérias patogênicas. Os mecanismos através dos quais os probióticos reduzem as bactérias patogênicas seriam: disputas por nutrientes, produção de substâncias bactericidas, alteração do metabolismo microbiano, estimulação do sistema imunológico e a partir da capacidade da capacidade de adesão à mucosa intestinal.




Pesquisas revelam ainda que os probióticos controlam o colesterol, as diarréias, reduzem o risco de câncer, aumentam a síntese de imunoglobulina A e ativam os linfócitos T e B.
Ainda por cima atuam na prevenção e no tratamento das infecções gastrointestinais e até de certas infecções vaginais, pela capacidade que possuem de inibir as bactérias patogênicas.



Entre os prebióticos mais importantes estão: lactis, lactobacilos acidófilos, bulgárico, casei, plantarum, bifidubactéria, bifidus, estreptococo termófilo, entrecocus faecium e faecalis, longus e infantis. Segundo Hutcheson e col os probióticos devem apresentar algumas características específicas: reproduzirem-se rapidamente, produzirem substâncias antimicrobianas, serem habitantes normais do intestino, resistirem ao tempo entre a fabricação, comercialização e ingestão do produto devendo atingir o intestino ainda vivos. Todos probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado como os leites fermentados, em pó ou em cápsulas

Nenhum comentário: