Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RÓTULO NUTRICIONAL

Importante saber que não existe alimento bom ou ruim, mas, adequado ou não, dependendo da situação de cada pessoa e também dependendo do quanto ela já consumiu de um determinado alimento naquele dia. Uma pessoa saudável pode comer com moderação todos os tipos de alimentos. A moderação está em consumir todos os alimentos na quantidade certa.
Assim é muito importante a informação nutricional que deverá constar nos rótulos de cada alimento que compramos e importante o seu entendimento.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter. O objetivo desses regulamentos é garantir produtos de qualidade e em boas condições de higiene para toda a população brasileira visando a manutenção da saúde.

Agora vejamos sobre a que este rótulo realmete se refere.
Em primeiro lugar é importante saber que os alimentos são compostos por macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras e também por micronutrientes: vitaminas e minerais.

A primeira informação no rótulo se refere á porção.

E O QUE É PORÇÃO?
A porção é a quantidade que normalmente uma pessoa sadia, maior de 05 anos e em bom estado nutricional consome, por vez, para compor uma alimentação saudável. É importante sabermos que as quantidades das porções foram definidas por especialistas, levando em consideração o hábito do brasileiro e alimentação saudável. Isso quer dizer que a definição da porção de um alimento não depende de quanto você come daquele alimento e sim do que é recomendado.
Deverá vir descrita a porção em g/ml a se refere. Deverá então levar em consideração pois a maior parte das vezes o total do produto contém mais do que uma porção.

O que se pode saber sobre Valor calórico?
Caloria é uma medida de energia, que equivale à quantidade de calor necessário para se elevar de um grau centígrado um grama de água. Como esta unidade de energia é muito pequena utiliza-se, a prática, uma unidade mil vezes maior, ou seja, a quilo-caloria, abreviada pelas letras Kcal.

O QUE SÃO CARBOIDRATOS?
São componentes do alimento que fornecem uma parte da energia necessária para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da nossa saúde. Estão presentes em alimentos como: massas, arroz, açúcar de mesa, mel, pães, frutas, farinhas, tubérculos e doces em geral.
Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal .

O QUE SÃO PROTEÍNAS?
São componentes do alimento necessários para construção dos nossos órgãos, tecidos, células, etc. Podemos encontrá-las nas carnes, ovos, leites e derivados e feijões. Elas também podem fornecer energia:
1 grama de proteína = 4 kcal.

E quanto ás gorduras? O QUE SÃO ?
A informação nutricional no rótulo destaca a quantidade de Gorduras Totais, Gordura Saturada e Colesterol. Gorduras ou lipídios podem ser de origem vegetal ou animal. As gorduras estão presentes nos óleos vegetais, manteiga, queijo, carnes, leite, ovos e pães entre outros alimentos.

GORDURAS TOTAIS que são o somatório de todas as gorduras.
GORDURAS SATURADAS que correspondem as carnes, toucinho (bacon), pele de frango, queijos, leite, manteiga, sorvetes, requeijão, iogurte.
Obs: as Gorduras Trans são um tipo de gordura saturada - Margarinas, biscoitos em geral, sorvete e produtos de confeitaria.

COLESTEROL: Fígado e outras vísceras, gema dos ovos e gorduras de alimentos derivados do leite.

Cada grama de gordura fornece 9 Kcal.


O QUE SÃO FIBRAS?
São um tipo de carboidrato presentes em muitos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas e hortaliças, pães integrais e outros. A presença delas na nossa alimentação é essencial. A ingestão de fibras diminui o risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes e hemorróidas.

MICRONUTRIENTES, O QUE SÃO?
As vitaminas e minerais são conhecidos como micronutrientes, pois estão presentes nos alimentos em quantidades bem pequenas. O nosso organismo precisa desses nutrientes para desempenhar várias funções diferentes. Confira a presença desses nutrientes nas informações nutricionais dos rótulos de alimentos!

O QUE É CÁLCIO?
lcio é um micronutriente importante para a manutenção e crescimento dos ossos e dentes. Exemplos de alimentos ricos nesse nutriente são: leite, queijos, iogurtes, brócolis, peixe e nozes.

O QUE É FERRO?
Ferro é outro micronutriente, ele é muito importante na formação das células vermelhas do sangue prevenindo um tipo de anemia. As carnes, feijões e vegetais de folhas verde-escuros são exemplos de alimentos ricos em ferro.

O QUE É SÓDIO?
O sódio é outro micronutriente importante para manutenção da nossa saúde. Mas, como todos os outros nutrientes, deve ser consumido na quantidade certa. Um alimento que apresenta muito sódio é o sal. O consumo excessivo de sal ou qualquer outro alimento rico em sódio pode levar uma que pessoa a desenvolver pressão alta.

Espero que esta minha pequena explicaçao tenha ajudado pelo menos para o entendimento básico, ora pois.....

Nenhum comentário: