Páginas

Postagens populares

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Qual a diferença entre fitoterapia e homeopatia?


Ora poissssssss...

Enquanto navego nas malhas da burocracia , para quem me conhece sabe bem do que falo, continuo fazendo uma das coisas que mais gosto de fazer, estudar. Entao convidada por uma antiga professora minha fui a uma palestra sobre Fitoterápicos, extremamente interessante.

Depois dessa palestra e conversando com amigos constatei que realmente existe uma enorme confusao entre estas duas palavrinhas Fitoterápicos e homeopáticos!


Vamos ver se consigo ajudar, dando uma luzinhaaaaaa, espero que ajude!


Qual a diferença entre fitoterapia e homeopatia?
Muito confundido pela população, a maior parte das vezes pensa que as duas são a mesma coisa, mas são bem diferentes.


Fitoterapia é a terapêutica baseada em plantas medicinais. A forma popular, onde os indivíduos têm uma idéia mágica sobre o corpo humano e a doença e utilizam medicamentos feitos de plantas. A científica, digamos, alopática (comum ou tradicional), onde em lugar de medicamentos químicos são usados plantas frescas, preparadas quer seja sob a forma de pós, tinturas ou extratos. A forma de diagnóstico continua a ser a mesma, a única diferença são os medicamentos.


Existem outras formas de ver o mundo mesmo no processo saúde-doença que também lançam mão das plantas em seus processos terapêuticos, embora tenham outra concepção anatômica, patológica e mesmo diagnóstica. por exemplo a medicina chinesa, e a sua farmacoterapia, embora neste caso os chineses não usam só plantas (fitoterapia) mas também produtos animais e minerais. Outra importante racionalidade médica que usa a fitoterapia a seu modo é a medicina indiana tradicional, também chamada medicina ayurvédica.


A homeopatia é outra racionalidade médica. É baseada nos postulados de Hahnemann, médico alemão do século XVIII, que desenvolveu um sistema médico completamente diferente daquele alopático que melhor conhecemos. Ele desenvolveu a teoria que a energia vital dos indivíduos poderia ser recuperada, por diluições homeopáticas de substâncias que causassem os mesmos sintomas no homem são. Baseando-se no princípio de que Semelhante cura semelhante. Isso significa que uma pessoa doente poderia ser curada por um medicamento que seria capaz de produzir sintomas parecidos em uma pessoa sadia. Assim, a substância que produzisse tal sintoma no homem são, poderia - se diluída e "sacudida" um certo número de vezes - curar esses mesmos sintomas no indivíduo doente.


Na verdade essas substâncias são tão diluídas que na maioria das vezes não têm mais nenhum resíduo material daquela substância, contendo apenas a "energia" daquela substância. As substâncias utilizadas para a confecção dos medicamentos podem ser vegetais, como também animais ou minerais, sempre diluídas e agitadas.


Como vocês vêm, essa racionalidade é completamente diferente da fitoterapia.

Nenhum comentário: