Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PERIGO NOS REFRIGERANTES "MAGROS"




A moda dos refrigerantes zero chegou como a salvação para os amantes de refrigerantes que têm cuidados com seu regime. São diversas as variações que não apresentam nenhuma quantidade de açúcar, sugerindo riscos mínimos para o regime. Outras opções como, os lights e diets, também confundem muitas pessoas, que acabam colocando o sucesso do regime em risco ao consumir doses excessivas dessas bebidas.
A pergunta que devem fazer-se é:
Será que eles estão liberados mesmo?
Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar. O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins. Uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio). Como a dose diária recomendada de sódio é de cerca de 1,5g por dia, sendo o consumo muito elevado, os refrigerantes são realmente um perigo para a saúde e não só para a linha. No caso das pessoas que são hipertensas, que realmente não devem consumir sódio e o seu valor máximo desce consideravelmente, refrigerantes se tornam bebidas a evitar.
Já quando falo de ingerir bebidas durante a refeição é imensamente divulgada a ideia de que beber enquanto se come, não ajuda em nada o regime, mas quando a bebida é refrigerante o perigo aumenta. A ingestão de líquidos, principalmente gasosos, dilata o estômago dificultando a digestão e fazendo a sensação de fome reaparecer em poucos minutos. Logo depois do almoço já se está com apetite de novo, j não se fica satisfeito com a refeição, mais sim com a impressão de estômago cheio, graças a ingestão da bebida gasosa. E em consequência, acontece o abuso dos petiscos além de se comer mais na refeição seguinte.
Realmente o ideal é não ingerir nada durante a refeição, mas no caso de não o conseguir deveria optar pela água ou como segunda escolha o suco, principalmente de frutas cítricas, pois auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes, mas cuidado com as calorias pois alguns sucos puros podem conter demasiadas calorias, mas pode juntar água.
Contudo em ocasiões especiais tomar um copo de refrigerante, por exemplo, não é o fim do mundo, o verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. É ai que os riscos aparecem.

Nenhum comentário: