Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BOLINHO DE LIMÃO E CASTANHAS DO PARÁ

Para 22 bolinhos
INGREDIENTES
·1 ½ limão inteiro
· 1 copo de castanhas do Pará (ou 170 gramas)
· 200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
· 1 ½ copos de açúcar
· 3 ovos
· 1 colher de sobremesa de baunilha
· 1 colher de sobremesa de gengibre em pó
· 2 ¾ copos de farinha de trigo
· 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· 1 pitadinha de sal
· 1 2/3 copo de iogurte natural
· 1 copo de açúcar de confeiteiro
· Suco de 1 ou 2 limões

MODO DE PREPARO
1. Pre-aqueça o forno a 180°C. Prepare as formas ( tipo muffins, cupcakes, etc) untando-as com manteiga e polvilhando com farinha ou forre-as com as formas de papel especiais, que vão ao forno.
2. Pique os limões inteiros, com casca e tudo, em pedaços pequenos. Não precisa tirar nem as sementes! Ponha os limões partidos na vasilha do processador e processe, processe, processe. Tem que ficar bem triturado. Quando estiver bem triturado, ponha numa vasilha. Agora ponha as castanhas: não precisa nem lavar a vasilha do processador. Triture até formar uma farinha grossa. Junte as castanhas ao limão triturado.
3. Numa outra vasilha, misture farinha, bicarbonato, fermento, sal e gengibre. Reserve.
4. Na vasilha da batedeira, bata a manteiga por um minuto até ficar cremoso e homogéneo. Junte o açúcar e bata até formar uma massa bem cremosa e leve. Adicione os ovos um por um, batendo entre cada um até incorporar na massa e a baunilha. Depois adicione os secos (farinha, fermento, bicarbonato, sal e gengibre) alternando com o iogurte, em 3 vezes, começando e terminando sempre com os secos.
5. Pare a batedeira e junte os limões e as castanhas à mão, misturando delicadamente com uma espátula. Encha as formas, até 1 cm da borda. Leve ao forno por 45 minutos ou até estarem dourados e um palito sair seco do centro do bolinho.
6. retire do forno e deixe esfriar pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar totalmente antes de por a calda.
7. Ponha o açúcar numa vasilha pequena. Vá adicionando o suco de limão até estar na consistência desejada. Eu gosto da calda um pouco mais grossa e juntei 1 ½ limão. Mas isso vai depender do tamanho da fruta…
Esse bolinho fica ainda mais gostoso depois de algumas horas.