Páginas

Postagens populares

domingo, 21 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DA SOPA

Sou portuguesa é verdade! Alma lusa, coração Brasileiro, já misturando os gostos de ambos esses belos países e culturas. Desta forma sendo eu também nutricionista quero compartilhar com vocês um excelente hábito Português ( já não tão comum assim, infelizmente na terra Lusa), mas que seria bom que todos adotassem.


Até há alguns anos atrás, a sopa era obrigatória na mesa dos portugueses e de tal modo era importante que, quando alguém se referia a ementa do almoço ou do jantar, quase sempre falava da sopa e do "resto", termo este que conferia à sopa o papel principal. Para muitas famílias de baixos recursos económicos, este era, muitas vezes, o único prato da refeição. Assim possivelmente este poderá ser um motivo que leva tanta gente a não a consumir nos dias de hoje, a sua conotação com a pobreza.
Pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos os que querem ser saudáveis.Independentemente da região onde é consumida, tem sempre uma base constituída maioritariamente por água, "farináceos" que, dependendo da situação geográfica, podem ser batata, feijão ou outra leguminosa, ou mesmo pão, como na região alentejana. Invariavelmente, os produtos hortícolas como hortaliças de diversos géneros, cenouras, cebolas, abóbora, tomates, feijão-verde, entre muitos outros, entram também na sua constituição. Tudo temperado com um fio de azeite. Sim, um fio, não um rio!
Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes ( tão procurados nas farmácias a preço bem mais elevado e, seguramente, sem a mesma biodisponibilidade ), tem também um apreciável teor de fibras, idealmente combinadas com água para uma maior saciedade e um melhor funcionamento intestinal.