Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 5 de março de 2010

ENCHER O PRATO DE VITAMINA A PARA CONTROLAR A GULA


A vitamina A é um micronutriente que participa de diversos processos vitais. Desempenha papel essencial na visão, no crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% desta vitamina no organismo, é armazenada no fígado e o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.
Um dos sintomas iniciais de deficiência em vitamina A é a cegueira noturna, ou uma capacidade diminuída para ver na penumbra e a deficiência grave produz cegueira parcial ou total, uma doença chamada xeroftalmia. O surgimento de lesões na pele tem também sido utilizado como um indicador inicial de um estado inadequado de vitamina A. Esta deficiência é de longe a mais generalizada e a mais grave nas crianças, especialmente nos países pobres. É a principal causa de cegueira na infância e, combinada com outros fatores, tais como uma má nutrição proteico-calórica e a crescente ocorrência de infecções, é associada a elevadas taxas de mortalidade infantil. Nas crianças com xeroftalmia são comuns os problemas associados, tais como crescimento sub-desenvolvido, doenças respiratórias, doenças parasitárias e infecciosas. Existem também doenças que podem induzir a deficiência de vitamina A, mais especificamente as doenças hepáticas e gastro-intestinais, as quais interferem com a absorção e utilização da vitamina A.
Estudos realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro apontam como a Vitamina A a mais nova aliada contra a obesidade e a sua relação com a leptina, o chamado hormônio da saciedade. A falta desta vitamina diminui a produção deste hormónio, causando ataques de gula. Também, quando os níveis de vitamina A estão abaixo da necessidade do organismo, as células de gordura (adipócitos) se multiplicam com maior facilidade. Mas o pior, é que elas não só aumentam de quantidade, mas também de tamanho, provocando aumento de gordura localizada no corpo.
Encontramos a vitamina A em alimentos de origem animal, vegetais de folhas verde escuro e frutas de tons amarelos e alaranjados como:
fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, abacate, acelga, caju, pêssego, mamão, escarola, melão, cenoura, folha de brócolis, batata-doce, couve, espinafre, abóbora, tomate, manga. Os beta-carotenos (pró-vitamina A) são liposolúveis (solúveis em gorduras), portanto a absorção de vitamina A é melhorada se estes alimentos forem ingeridos juntamente com gorduras (como óleos vegetais).
Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.