Páginas

Postagens populares

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Suplementação Nutricional ?

Estão na moda os suplementos nutricionais, mas afinal o que são? Para que servem?

Os suplementos alimentares são concentrados de substâncias nutritivas destinadas a completar a alimentação regular, eles permitem oferecer ao organismo os componentes vegetais, oligoelementos, minerais e vitaminas benéficas para o equilíbrio do corpo que devido à vida moderna e ativa são difíceis de se garantir. Assim não devem ser usados como substituto de uma dieta saudável, pois podem causar um desequilíbrio ocasionando toxicidade ao organismo. Muitos problemas associados com altas doses de um único nutriente pode refletir interações que resultam em deficiência relativa de outro nutriente. Por exemplo, altas doses de Vitamina E pode interferir na ação da vitamina K e aumentar o efeito de drogas anticoagulantes, o que pode causar hemorragia. Altas doses de cálcio inibe a absorção de ferro e, possivelmente, outros elementos traços (minerais). Ácido fólico pode mascarar sinais hematológicos da deficiência da vitamina B12, que se não for tratada, pode resultar em danos neurológicos irreversíveis. Ácido fólico também pode interagir adversamente com medicações anticonvulsivantes. Suplementação com Zinco pode reduzir o Cobre, prejudicar as respostas imunes e diminuir os níveis de HDL (colesterol bom).
A toxicidade causada pelo desequilíbrio dos nutrientes é menos provável acontecer quando os nutrientes derivam dos alimentos. A maioria das toxicidades por nutrientes ocorrem devido à suplementação. Muitas vezes as doses ingeridas ultrapassam 25 a 50 vezes o recomendado para as vitaminas C e E, por exemplo. A toxicidade de altas doses de nutrientes como Vitamina A, B6 e D; niacina, ferro, e selênio são bem estabelecidas, ou seja, doses extremamente altas desses nutrientes podem levar a problemas de saúde em vez de trazer benefícios.
Comer uma variedade de alimentos é a melhor saída para se obter nutrientes essenciais. Quando necessária a suplementação é necessario ter atenção e consciência ao se escolher os suplementos que se pretende pois apesar de algumas vezes não possuírem contra indicações pode não ser indicados em determinados casos, e apesar de ser natural existem doses e períodos aconselhados para a sua toma e recomenda-se que se utilizem suplementos com baixos níveis de nutrientes os quais não devem ultrapassem as RDA (Doses Diárias Recomendadas), visto que tais pessoas também recebem nutrientes provenientes dos alimentos.

O conselho e acompanhamento profissional é imprescindível na escolha dos suplementos mais indicados, para que eles tenham os resultados pretendidos, sem isso acaba-se por gastar tempo, expectativa e dinheiro sem concretizar resultados ou prejudicar a própria saúde.

Nenhum comentário: