Páginas

Postagens populares

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

VALE A PENA TROCAR O PÃOZINHO FRANCÊS PELO PÃO INTEGRAL?

Quem nunca escutou aquela pessoa dizendo:
“ahhh...o meu problema é o pão !”
A maioria das pessoas pensa realmente que seu maior erro alimentar é o consumo do pão. Associam a ele seu ganho de peso e sua dificuldade em emagrecer. Essa idéia se originou na década de 70, com a mais famosa das dietas de moda, a Dieta do Dr. Atkins. Que afirmava, que os carboidratos eram os principais responsáveis pelas cifras alarmantes de obesidade no mundo. Atualmente, os carboidratos continuam sendo erroneamente classificados como os responsáveis pelo ganho de peso e substituídos por gorduras nos alimentos industrializados, contribuindo para que as dietas sejam ainda mais calóricas, mesmo sem a presença deles.
Pois bem, é bom saber que os carboidratos, após numerosos estudos científicos, ainda são recomendados por todas as associações internacionais de Nutrição e Saúde, devendo compor em torno de 50% das calorias ingeridas diariamente em dietas balanceadas. São importantes fontes de energia, principalmente para o cérebro, e garantem que o corpo poupe suas preciosas proteínas musculares da queima metabólica.
Agora a questão a levantar é que gêneros de pão deverão escolher?
Faz grande diferença sim, para nosso organismo se o pão é feito de farinha de trigo fina ou grossa.
A indústria vem investindo no refino dos alimentos para melhorar o seu sabor e para ampliar sua utilização na fabricação de vários outros alimentos. Assim, acontece com a farinha de trigo. Mas, esse processo de refinamento retira vitaminas, minerais e fibras, tornando os pães muito saborosos, mas também empobrecidos de micronutrientes. Na farinha refinada, os carboidratos são mais fáceis de serem digeridos e rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando maiores e mais rápidas elevações da glicose sangüínea após a refeição, o chamado índice glicêmico dos alimentos. O pão francês foi considerado padrão, com índice glicêmico de 100%, e todos os outros alimentos tiveram seu índice glicêmico comparado ao dele.
Entretanto a preferência popular e o melhoramento na fabricação dos pães integrais vêm hoje em dia superlotando as prateleiras dos supermercados e isso tem a ver com o aumento das recomendações do consumo de fibras, dando a elas o status de alimento funcional. O consumo de fibras proporciona melhora no trânsito intestinal, diminuição do esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade; redução da absorção do colesterol e da glicose, com efeitos metabólicos claramente benéficos. Para isso, recomenda-se a ingestão de no mínimo 25 gramas de fibras diariamente. Ao analisarmos os pães integrais com maior teor de fibras comercialmente disponíveis (2,5g/fatia), seriam necessárias 12 fatias diárias para alcançarmos as recomendações ideais. Por isso, a idéia é a de que nossa dieta precisa contar com uma grande variedade de alimentos também ricos em fibras, para que não se torne monótona e muito calórica.

Nenhum comentário: