Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Consumo alimentar da população brasileira: enfoque em vitaminas e minerais

A alimentação balanceada e adequada fornece as vitaminas e minerais em quantidade suficiente para o bom funcionamento e desenvolvimento dos indivíduos, colaborando na prevenção de doenças e melhor qualidade de vida. Os micronutrientes possuem então funções de grande importância para o organismo, auxiliando inclusive na absorção e alguns nutrientes.
O consumo adequado de frutas e verduras pode melhorar o estado nutricional em relação ao ferro, devido a quantidade de vitamina C existente nesses alimentos. A vitamina C melhora a absorção desse mineral.
Estudo recente avaliou o consumo desses alimentos e sua influência em relação ao estado de menopausa em mulheres. Os resultados mostraram que o consumo adequado de frutas e verduras melhora os níveis séricos desse mineral no organismo, contribuindo para o bom estado nutricional.
Outro estudo analisou a disponibilidade de nutrientes selecionados com propriedades antioxidantes e de alguns compostos para as famílias moradoras nas áreas rurais e urbanas do Brasil. Entre os resultados, destaca-se reduzida disponibilidade média de vitamina C, vitamina E, ferro, cobre e selênio em algumas regiões. Os domicílios brasileiros dispõem em média de quantidade reduzida de beta-caroteno e licopeno. O conteúdo disponível de cálcio e de zinco revelou-se aquém do desejado. Os resultados apontam para o fato de que tendo em vista a reduzida disponibilidade média de nutrientes e a importância de vitaminas e minerais para a saúde, torna urgente a busca de estratégias que promovam o acesso da população brasileira à alimentação saudável.
Os estudos evidenciam a necessidade na melhora na qualidade do consumo alimentar, principalmete em relação a micronutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo. Sendo assim, orientações nutricionais que informem a importância do consumo alimentar e informação sobre fontes alimentares dos nutrientes são de extrema importância para que a população tenha acesso a alimentação balanceada.

Fonte: Nutriçao em Pauta

Nenhum comentário: