Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Proteinas


São os constituintes básicos da vida, seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.
Elas exercem funções diversas, como: catalisadores, elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis, armazenamento(ferritina), veículos de transporte (hemoglobina), hormônios, anti-infecciosas (imunoglobulina), enzimáticas (lipases), nutricional (caseína) e como agentes protetores.
É importante lembrar que a ingestão excessiva de proteínas produz grandes quantidades de uréia e de outros compostos que podem causar uma sobrecarga para a função renal e hepática.

Nenhum comentário: